Teste sua capacidade visual: encontre o peixe em até 12 segundos!

Ilusões de óptica são muito comuns, pois nosso cérebro pode interpretar estímulos de forma diferente da realidade. Faça esse teste e entenda como!

O olho humano é capaz de enxergar muitas coisas, contudo, os estímulos visuais são interpretados pelo nosso cérebro como um computador lendo um QR code. Sendo assim, nem sempre o que enxergamos é o que estamos vendo de fato, pois tudo se trata de estímulos de luz que são codificados pelo nosso cérebro para que possamos compreender o mundo.

Desse modo, imagens, cores e diferentes efeitos luminosos podem ser usados para confundir nossa percepção. Um exemplo são os mágicos e ilusionistas, que costumam utilizar desses artifícios para realizar suas apresentações.

Caso não acredite nessas palavras, basta fazer uma rápida busca pela internet e encontrará diversos testes ou quebra-cabeças que ajudam a compreender como funciona nosso sistema óptico.

A imagem abaixo é um desses testes. Além disso, ajuda-nos a compreender como nosso cérebro pode se enganar com um desafio tão simples, como encontrar um peixe em um desenho sem cores.

Primeiramente, perceberá que sua cabeça automaticamente vai tentar preencher o desenho com cores que você associa àquelas formas. Isso porque essa é uma maneira que seu cérebro encontra para auxiliar a sua compreensão do que está acontecendo.

Tente encontrar o peixe em 12 segundos

Então, façamos o teste. Aliás, certamente seu celular possui um cronômetro, então utilize-o para contar 12 segundos. Enquanto isso, como dissemos, procure na imagem o peixe que está escondido.

Este teste é relativamente fácil, mas não se frustre caso não tenha encontrado o peixe no tempo estipulado. Se não conseguiu, não olhe a resposta imediatamente, procure diminuir o tempo limite (afinal, você já deu uma boa olhada na imagem) e continue tentando, reduzindo seu tempo até conseguir.

Caso não tenha interesse e queira procurar por mais desafios similares, fique à vontade e confira logo abaixo a resposta. Testes como este são ótimos para, além de compreender como funciona a sua mente, desenvolver sua capacidade de observação e investigação.

Confira a resposta do desafio; veja onde o peixe estava o tempo todo:

você pode gostar também