Telescópio James Webb revela fotos inéditas das primeiras galáxias do Universo

Confira as mais recentes informações a respeito da grande descoberta oficial de galáxias que se aproximam da origem de todo o Universo.

O telescópio espacial James Webb, da NASA, acaba de descobrir galáxias brilhantes que tiveram sua formação logo no início do Universo e que antes se mantinham “escondidas”. A descoberta ainda acaba por incluir uma galáxia que possivelmente teria se formado há não mais do que 350 milhões de anos após o Big Bang.

De acordo com os próprios cientistas, as galáxias se mostram tão brilhantes e magníficas que isso aparenta desafiar nosso conhecimento a respeito de como elas tiveram sua origem.

O investigador principal de um dos programas Webb, da Universidade da Califórnia, Tommaso Treu, disse o seguinte no momento de seu comunicado à imprensa:

“Mais uma vez, o Universo nos surpreendeu. Essas galáxias iniciais são muito incomuns em muitos aspectos.”

A agência espacial ainda relatou que, após quatro dias de análise, os pesquisadores haviam encontrado duas galáxias brilhantes nas imagens do GLASS-JWST. A NASA ainda revelou o seguinte:

“Essas galáxias existiram aproximadamente 450 e 350 milhões de anos após o Big Bang (com um desvio para o vermelho de aproximadamente 10,5 e 12,5, respectivamente), embora futuras medições espectroscópicas com Webb ajudem a confirmar.”

Essas descobertas tiveram sua publicação realizada no Astrophysical Journal Letters por meio de uma equipe internacional que tinha como líder, Rohan Naidu, do Harvard-Smithsoniam Center for Astrophysics.

O líder da equipe afirmou que Webb terá de fazer mais observações infravermelhas antes que possa ser capaz de reivindicar um novo recorde.

Os pesquisadores disseram que, apesar de alguns cientistas já terem dito ser possível encontrar galáxias que se aproximassem ainda mais da data de origem do Universo, esses candidatos, até o momento, não tiveram sua confirmação de veracidade.

Ou seja, as galáxias descobertas pela equipe se mostram como as mais próximas à origem do Universo, fato que ocorreu há 13,8 bilhões de anos.

Por meio de um comunicado, um dos autores do artigo, a cientista Paola Santini disse o seguinte:

“Essas observações apenas fazem sua cabeça explodir. Este é um capítulo totalmente novo na astronomia. É como uma escavação arqueológica e, de repente, você encontra uma cidade perdida ou algo que você não sabia. não sei. É simplesmente impressionante.”

Confira o post original acerca da revelação dessa notícia:

você pode gostar também