Cientistas criam IA inovadora capaz de traduzir pensamentos em textos

O que parecia impossível agora pode realmente acontecer!

Já imaginou se seus pensamentos pudessem ser transformados em textos? Pois essa possibilidade não está mais apenas na sua imaginação, mas na vida real.

Recentemente, um grupo de cientistas da Universidade do Texas desenvolveu uma inteligência artificial capaz de decodificar os pensamentos e transformá-los em textos coerentes. O sucesso do projeto foi tanto que a pesquisa acabou sendo publicada na prestigiada revista científica Nature Neuroscience.

Durante a apresentação do projeto na revista, os cientistas responderam que essa tecnologia pode representar uma grande oportunidade para pessoas que não conseguem se comunicar verbalmente, como aquelas que possuem algum tipo de paralisia.

Agora, imagine então poder se comunicar com o mundo utilizando apenas seus pensamentos, sem precisar da habilidade física de falar ou escrever. Surreal, não?

Esse avanço tecnológico pode ser um marco na história da comunicação humana e oferecer novas perspectivas para pessoas com limitações físicas.

Esse novo projeto foi chamado de decodificador semântico. Além disso, em sua composição, de acordo com a CNBC, há uma espécie de transformador, equipamento que pode ser encontrado normalmente em inteligências artificiais como a do ChatGPT, criado pela companhia OpenAI.

Foto: Shutterstock

Inovação sem procedimento cirúrgico

As notícias boas não param por aí, pois o melhor de toda essa tecnologia é que não há a necessidade de realizar nenhum procedimento cirúrgico para utilizar tais recursos, ou seja, o indivíduo apenas terá de aprender e praticar para utilizar o recurso.

Mas, afinal, como foi o processo de experimento, aquele no qual houve a necessidade de praticar o uso de decodificador, e como isso era feito? Ao que parece, o treinamento exigia apenas ouvir alguns podcasts.

Sim, e após todo o procedimento ser finalizado, a pessoa consegue colocar em prática a criação de textos a partir do momento em que uma conversa é ouvida ou passa a desenvolver uma nova narrativa em sua mente.

Nem tudo são flores…

Contudo, é válido destacar que essa inteligência artificial ainda contém alguns problemas, como não entender corretamente os pensamentos de um indivíduo.

Um exemplo disso é quando foi dita a frase “Ainda não tenho minha carteira de motorista”, mas o que a inteligência entendeu e traduziu foi “Ela ainda nem começou a aprender a dirigir”.

você pode gostar também