SURPREENDENTE: túneis subterrâneos revelam cidade antiga em Israel; veja

Arqueólogos encontram cidade perdida no deserto de Israel após descobrirem rede de túneis antigos, o que oferece indícios de como funcionava a vida antiga na região.

Nas áreas próximas ao Oriente Médio, são frequentemente descobertos vestígios de civilizações antigas, o que revela fragmentos e amostras de terras valiosas para a história da humanidade.

No dia 18 de março, foram divulgadas as primeiras imagens de um complexo construído durante a revolta de Bar Kokhba, em 132 d.C., mostrando como a população vivia na época.

No vídeo divulgado pela Israel Antiquities Authority (IAA), a equipe de arqueólogos fez um tour pela descoberta, fornecendo detalhes sobre o local.

“Esta descoberta é singular e se destaca de todos os esconderijos em Israel. Provavelmente, as pessoas abandonaram seus luxos, como os rituais de banho e de água, em favor de novos hábitos, como viver em comunidade”, afirmaram os pesquisadores.

Confira abaixo o conteúdo produzido pelos arqueólogos:

O surgimento da cidade antiga

Há meses, um grupo composto por soldados, arqueólogos e entusiastas partiu em uma expedição a Huqoq, uma antiga vila judaica.

Durante a jornada, eles descobriram uma rede de túneis que serviu como esconderijo para os judeus que resistiram à revolta liderada por Kokhba contra o Império Romano, que havia ocupado a região por mais de um século.

Segundo relatos da entidade israelense, a escavação mostrou que, em preparação para a Primeira Revolta, em 66 d.C., e para a Revolta de Bar Kokhba, em 132 d.C., os moradores transformaram a cisterna de água, construída durante o período do Segundo Templo, em 70 d.C., nos túneis.

Tornando-se a maior extensão subterrânea da Galileia, esses túneis possuíam passagens que se estendiam por baixo das residências, criando uma espécie de cidade oculta com segurança.

Apesar de estreitos e baixos, os corredores eram interligados, formando uma complexa estrutura de caminhos.

“A descoberta inclui aproximadamente oito câmaras interligadas por túneis escavados em ângulos de 90 graus, o que dificultava a perseguição dos rebeldes pelos soldados romanos fortemente armados”, revelou a entidade israelense.

Os achados incluíam centenas de pratos de barro e cacos de vidro, bem como um anel com uma pedra preciosa. Além disso, foram encontrados outros artefatos que fornecem amostras sobre a vida cotidiana daquela época.

Descoberta arqueológica revela cidade subterrânea escondida por túneis antigos no deserto de Israel – Foto: Israel Antiquities Authority/Reprodução

“O complexo de túneis oferece um vislumbre de um período difícil para a população judaica em Huqoq e na Galileia em geral”, afirmaram os diretores da escavação Uri Berger, da IAA, e o professor Yinon Shivtiel, do Zefat Academic College.
“No entanto, a história que o local conta também é otimista sobre uma antiga cidade judaica que conseguiu sobreviver a tribulações históricas”, conclui o pesquisador.

Após a rebelião que perdurou até 136 d.C., os estudiosos revelaram que a vila desfrutou de um período de tranquilidade fora da rede de túneis.

Como símbolo da prosperidade subsequente, construíram uma das sinagogas mais impressionantes do país.

você pode gostar também