Não é bem assim! Suco de laranja pode não ser tão saudável quanto você pensa
Você tem o hábito de consumir suco de laranja com frequência? Veja quais são os riscos que esse hábito oferece e veja como melhorar essa situação.
Quais são os alimentos mais saudáveis que você colocaria no seu cardápio para se alimentar melhor? Frutas, sucos, verduras, legumes e hortaliças, certo? Sabemos que, com certeza, algumas dessas opções vieram à sua mente como resposta.
De fato, comumente ouvimos de diversas pessoas que esses alimentos são os mais saudáveis que podemos escolher para consumir, inclusive de nutricionistas e demais profissionais da saúde. Nesse contexto, dentre as opções mais famosas estão os sucos naturais de frutas ou mesmo os famosos detox.
Em meio a isso, um dos sucos mais comuns dentre os escolhidos é o de laranja, só que essa pode não ser uma opção tão boa quanto o senso comum diz. Isso mesmo!
Tal afirmação se justifica pelo fato de que esse suco pode não ser tão saudável assim, uma vez que existem alguns motivos que fazem do suco de laranja uma opção menos saudável do que o de outras frutas.
Vamos descobrir quais são eles e entender o motivo para o suco de laranja não ser tão saudável quanto pensam? Continue a leitura e confira 3 motivos que justificam essa tese.
3 motivos para você evitar o suco de laranja nas refeições
Embora os sucos naturais sejam muito mais saudáveis que os industrializados, ainda há alguns que você deve consumir de maneira correta para não prejudicar sua saúde.
A laranja, por exemplo, é uma fruta rica em vitamina C, carboidratos simples, fibras, potássio, folato e cálcio. Contudo, ela pode ser muito prejudicial para pessoas que têm algumas comorbidades, como diabetes.
Veja abaixo os motivos que te farão pensar melhor antes de colocar esse suco em sua mesa.
1. Diabetes
O suco de laranja pode afetar os níveis de açúcar no sangue, o que é perigoso principalmente para pessoas com esse tipo de comorbidade, como diabetes.
Isso porque o suco de laranja pode ter de duas a três unidades da fruta, o que apresenta uma grande quantidade de açúcar, fazendo com que a pessoa com diabetes tenha um aumento de glicose.
2. Estômago
Pessoas que sofrem com problemas no estômago também devem tomar cuidado. Isso porque o suco tem uma quantidade de ácido cítrico que aumenta a acidez estomacal, causando alguns episódios de dor ou azia.
Por isso, se você tem problemas no estômago, é preciso tomar cuidado com a quantidade de laranja ou suco de laranja que tem consumido no seu dia a dia.
3. Baixa na glicose
Se sua glicose pode baixar facilmente, ou você sofre com hipoglicemia, esse é mais um motivo para você tomar cuidado com a forma como consome o suco da fruta.
O consumo do suco da fruta pode provocar um pico ou uma queda de açúcar no sangue, isso devido à falta de fibras, o que pode causar essa sensação e desequilíbrio.
Pessoas com esses problemas de saúde podem acabar sofrendo sérias consequências, mas se você já tem o hábito de beber suco de laranja no dia a dia, pode consumir de formas específicas.
É muito melhor fazer o consumo da fruta por inteira ao invés de seu suco, apenas. E se você souber fazer isso de forma moderada, não é tão arriscado para sua saúde.
Pode parecer que isso é uma precaução exagerada, por se tratar de uma fruta muito comum. Mas a questão aqui não é parar de consumir a fruta, e sim ter cuidado com ela, principalmente se você tem algum dos itens citados acima.