Sucesso silencioso: novo filme do Studio Ghibli alcança R$ 70 milhões sem publicidade
A obra de Miyazaki, que surge dez anos após sua última produção, se mostrou um verdadeiro sucesso nos cinemas mesmo com sua estratégia ousada de não divulgar o filme. Saiba mais!
Alguns estúdios, diretores, atores e outros artistas têm reconhecimento tão notável por seu trabalho que nem precisam de grandes ações de marketing para que suas obras sejam um sucesso total, batendo de frente com a indústria tradicional. E foi exatamente isso que o famoso estúdio de animações japonesas, Studio Ghibli, resolveu provar.
Sem nenhuma publicidade, lançaram o seu longa mais recente, dirigido pelo grande Hayao Miyazaki, “How Do You Live?” (“Como você vive?”, em tradução direta).
O cineasta, responsável por sucessos como “A Viagem de Chihiro” (2001), “O Castelo Animado” (2004) e muitos outros, tomou a ousada decisão de lançar seu novo filme sem sequer fazer anúncios ou qualquer campanha de marketing, contando apenas com um pôster produzido sem muitos detalhes.
Mas será que essa foi uma boa estratégia para a animação lançada no último dia 14 de julho?
Novo filme do Studio Ghibli já arrecadou mais de R$ 70 milhões em bilheteria sem usar marketing
Imagem: ‘How Do You Live?’/Reprodução
Na metade deste mês, “How Do You Live?”, o anime mais recente de Miyazaki e do estúdio Ghibli, após uma década sem novas produções, alcançou incríveis 2,14 bilhões de ienes (cerca de R$ 72 milhões na conversão direta atual) em bilheteria em apenas quatro dias de exibição.
Em comparação com outros lançamentos da notável produtora, como “The Wind Rises” e “Spirited Away”, o filme se superou mesmo sem ser anunciado na TV, internet ou até mesmo por cartazes. Portanto, é possível concluir que, considerando sua estratégia ousada, “How Do You Live?” foi um sucesso até o momento, certo?
‘How Do You Live?’ realmente teve bons resultados?
Embora o diretor tenha planejado uma estreia discreta, argumentando que, na indústria atual, as pessoas vão aos cinemas apenas para confirmar o que já viram nos inúmeros trailers reveladores, a escolha da data de lançamento não foi por acaso.
A sexta-feira do dia 14 de julho antecedeu um feriado japonês que ocorreu na segunda-feira seguinte, ou seja, as pessoas tinham dias livres para ir aos cinemas. Além disso, parece um tanto desproporcional comparar o filme com os lançamentos do início da década de 2000, considerando que o mercado de animes cresceu exponencialmente.
Comparação com obras atuais
Nesse cenário, ao comparar com filmes atuais, “How Do You Live?” não se destaca exatamente como o maior lançamento, pois os filmes recentes de “One Piece” (2022) e “Demon Slayer” (2020) arrecadaram bilheterias ainda maiores em um tempo recorde. Arrecadaram, respectivamente, mais de R$ 80 milhões em dois dias e cerca de R$ 155 milhões em quatro dias.
Mesmo assim, o trabalho do Studio Ghibli ainda pode ser considerado um sucesso colossal, pois deve-se subtrair o efeito e os gastos com marketing dos filmes novos.
Além disso, o foco do estúdio nunca foi o público otaku comum, mas, sim, uma ampla variedade de público, com tramas mais profundas e densas.
Ainda há o fato de que os filmes referidos são parte de uma franquia contínua, com animes ainda em lançamento, o que torna a disputa um pouco injusta.
Portanto, “How Do You Live?” realmente está sendo um sucesso incomparável e entra para a história com sua bilheteria, além de inovar no mercado ao desafiar o tradicionalismo da divulgação. No entanto, ter um filme dirigido por Miyazaki já é um grande marketing por si.