Sem trailer nem divulgação: novo filme de Miyazaki não terá publicidade

'How do You Live?' tem apenas um pôster e pretende continuar assim até seu lançamento, que ocorre em 14 de julho.

O Studio Ghibli é um dos mais consolidados e respeitados estúdios de animação do mundo. Fundado em 1985, a produtora japonesa é responsável por animações famosas e aclamadas pela crítica e pelo público, como “A Viagem de Chihiro”, “Meu Amigo Totoro” e “O Castelo Encantado”.

Além disso, um de seus fundadores é também um dos maiores diretores de animação de todos os tempos, Hayao Miyazaki.

Após quase uma década sem filmes de animação tradicional, o estúdio volta com uma nova produção dirigida pelo inconfundível Miyazaki.

Embora haja rumores de que seja o último filme da carreira do diretor de 82 anos, o produtor e cofundador do estúdio, Toshio Suzuki, resolveu que não haverá nenhuma forma de publicidade de “How do You Live?”.

Novo filme de Miyazaki não terá publicidade ou trailer

Novo filme do Studio Ghibli não terá trailers ou divulgações
Imagem: Studio Ghibli/Reprodução

Até o momento, pouco se sabe sobre “How do You Live?”, e parece que o estúdio pretende deixar desta forma, com um mistério no ar.

Por isso, o único divulgador da obra é um pôster feito por Suzuki, com o que parece ser um personagem com rosto de ave. Contudo, já ficou claro que não haverá trailers nem comerciais ou anúncios sobre o longa.

O longa-metragem tem previsão de lançamento nos cinemas japoneses em 14 de julho. Até lá, não podemos contar nenhuma outra informação acerca do filme.

Porém, detalhes já foram revelados pelos produtores veteranos. Portanto, sabe-se que será uma animação de aventura e fantasia com uma leve inspiração em um romance japonês de 1937.

Motivo para a falta de marketing

Toshio explicou em entrevista à revista Bungei Shunji todos os motivos da escolha da equipe de “não fazer nada”. Segundo ele:

“Muitas pessoas acabam indo ver um filme apenas para confirmar aquilo que já sabiam (com base nos trailers).”

Além disso, completa dizendo que, se for assim, Suzuki pensa que apenas um pôster seja o suficiente.

Ademais, qualquer animação já parece se comercializar apenas pelo fato de ter Miyazaki como diretor. Contudo, o real fato de Toshio Suzuki optar por usar apenas um pôster foi o elogio sincero de seu amigo de profissão.

De acordo com o produtor, ele está envolvido com o estúdio e suas produções desde “Nausicaa”, de 1985. Desde lá, é a primeira vez que ouve um elogio genuíno de Hayao Miyazaki.

“Suzuki-san, isso é incrível. É o melhor [cartaz] que você já fez”, foi a fala do diretor para ele ao se deparar com a ilustração de Toshio. Mesmo com o elogio, Miyazaki se demonstrou preocupado no início, mas logo aderiu à ideia.

Confira o cartaz postado no perfil da produtora no Twitter:


Embora possamos querer falar mais da produção, nada foi revelado ao público. O que nos resta é esperar de braços abertos e confiar na produção e direção desses grandes cineastas japoneses que já nos agradaram tanto.

você pode gostar também