Sua escova de dentes pode estar contaminada; motivo é alarmante
A contaminação das escovas de dente não é algo muito debatido, porém um estudo buscou dados sobre esse fato e revelou detalhes interessantes.
O banheiro das nossas casas é um dos lugares que apresentam maiores riscos para a nossa saúde, por essa razão necessita ser higienizado adequadamente. Porém, embora haja uma ótima limpeza, os utensílios que se encontram nessa parte da casa podem acabar ficando contaminados, como é o caso das escovas de dente.
Um levantamento foi realizado pela PUC-Campinas a respeito desse assunto, e o resultado foi surpreendente, uma vez que a contaminação não pode ser vista a olho nu.
Conforme o estudo feito pela área de Odontologia da universidade, foi constatado que as escovas de dentes não higienizadas, nem mesmo protegidas, podem estar contaminadas. E esse feito pode estar contribuindo para a proliferação de cáries, por exemplo.
Como foi feito o estudo?
Os pesquisadores realizaram a coleta de quatro tipos de escova de dente, o que possibilitou a análise de cada uma delas e o nível de contaminação.
A primeira foi tirada da embalagem há poucos minutos; já a segunda era uma escova que já havia sido utilizada e estava exposta ao ambiente.
A terceira era semelhante à segunda, porém utilizava uma capa de proteção de plástico; enquanto a quarta e última estava uma escova higienizada e que possuía um protetor de cerdas.
O resultado obtido no estudo foi óbvio, e a quarta escova mostrou níveis muito inferiores quando comparado com as demais em relação à contaminação.
Acredite você ou não, mas as bactérias que estavam presentes eram semelhantes àquelas que são encontradas em infecções hospitalares, chamadas de Staphylococcus aureus.
E, além dela, havia outras duas, uma encontrada nas fezes, Escherichia coli, e a última encontrada na cárie, Streptococcus mutans.
Como podemos higienizar nossas escovas?
Bom, após saber de tamanha contaminação, é óbvio que você está se questionando sobre como você poderá impedir que sua escova esteja contaminada, caso seja possível. Por isso, listamos a seguir o passo a passo:
- Realize uma limpeza mecânica, colocando sua escova debaixo da água corrente;
- Após feito isso, deixe de molho por 30 segundos em enxaguante bucal (de sua preferência);
- Coloque, mais uma vez, embaixo da água corrente (evite deixá-la encharcada e seque com a toalha, mas não pode ser a mesma que você usa para secar as mãos no banheiro);
- Agora, é só colocar o protetor de cerdas e pronto!