Sua conta de celular pode subir sem você perceber
Leia mais sobre a pesquisa online realizada pelo Procon Estadual do Paraná
Uma onda de reclamações sobre o aumento da conta de celular anda circulando por aí. Desde serviços cobrados sem aviso prévio, a pacotes inclusos nos planos sem serem contratados, cada vez mais clientes se sentem desconfortáveis por pagar por algo que não pediram.
Leia mais: Ranking dos programas de competição originais da Netflix, segundo o IMDB
Saiba o que fazer para não pagar por serviços indesejados
Uma pesquisa online foi realizada pelo Procon Estadual do Paraná (Procon-PR) sobre serviços de telecomunicações, com 1.046 consumidores. Destes, 80% deles relataram já ter passado por problemas com suas operadoras de celular.
Segundo Ney Leprevost, Secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, em entrevista ao jornal O Globo, “mais de 40% do total dizem considerar as informações sobre seu plano (disponíveis nos aplicativos das operadoras) inacessíveis ou pouco claras”.
Em contrapartida, a pesquisa aponta que 40% dos consumidores não lêem o contrato, onde constam as cláusulas de cobranças e de cancelamentos, dificultando ainda mais na hora de buscar seus direitos.
Foi o caso da empreendedora Eliana Mattos, que descobriu que não teria redução no valor da fatura, mesmo se retirasse serviços que não utilizava de seu pacote:
“Os valores dos serviços estão lá descritos, eu não uso nenhum deles, porque tenho que pagar por todos? Eles não explicam claramente, nem permitem que o cliente faça um pacote de acordo com sua necessidade” – ressalta Eliana.
Mas este não é o único problema. Há reclamações de consumidores que viram suas contas aumentarem de valor, devido ao acréscimo de serviços que não solicitaram, como explica a professora de corte e costura Juliana Barbosa, que teve um acréscimo de mais de R$ 50 na sua fatura.
“Ligo para a Vivo e eles insistem que fui eu que contratei, mas não é verdade. Agora dizem que não podem tirar porque eles fazem parte do pacote, mas não faziam, e não autorizei mudanças. Nem sei para que servem alguns serviços”. – diz Juliana indignada.
Outro caso mais indignante foi o da jornalista Layane Ramos de Amaral, que ligou para sua operadora para reduzir o valor da fatura e terminou com um plano que não havia solicitado.
“Liguei para a Vivo mais de uma vez e disse que não tinha contratado aquele pacote, espero que o valor seja retirado na próxima fatura”.
Falta clareza na oferta de produtos, o que pode causar enganos na hora do consumidor aderir a planos e serviços das operadoras. Mas o consumidor precisa ficar mais atento ao que contrata.
E como prevenir-se de aumentos indesejados na fatura do seu celular?
Primeiramente, leia com atenção o contrato e os termos de uso de todos os serviços que você se dispor a contratar. Peça informações claras a operadora, e preste atenção se há alguma cobrança extra ou pacotes adicionais.
Fique atento no prazo de validade das promoções que você contrata, é muito comum as empresas disponibilizarem o valor baixo por um tempo específico, podendo aumentar o valor sem autorização prévia quando o prazo passar.
Olhos atentos na sua fatura! Só assim você perceberá se está tendo cobranças indevidas.
O que fazer em caso de cobranças indevidas?
O primeiro passo a tomar nestes casos, é entrar em contato com sua operadora. Caso o problema não seja resolvido, faça um registro de reclamação na Anatel.
Por fim, se nenhuma das outras opções funcionarem, você pode procurar ajuda nos Procons ou no portal consumidor.gov.br.