Steve Jobs pagou mais de R$ 500 mil por logo, mas resultado não agradou
Jobs apostou parte das suas economias no desenvolvimento de uma concorrente para a Apple.
A maioria das pessoas sabe que, por trás da grande empresa de tecnologia Apple, existiu Steve Jobs. Ele foi um grande destaque no ramo tecnológico, pois pensava de forma diferente do que todos estavam acostumados.
Com a sua personalidade forte, ao criar uma nova empresa, Steve pagou uma fortuna na logomarca, mas o resultado não foi dos melhores. Confira a seguir a história envolvendo o investimento alto de Jobs em uma logomarca decepcionante.
Investimento arriscado de Steve Jobs
Lidar com o processo criativo e com a forma de pensar e agir de Steve Jobs não foi algo simples para a empresa Apple, e esse foi um dos motivos para que ele não estivesse mais no comando.
Esse fato fez com que ele, em 1985, buscasse investir em um novo projeto concorrente ao seu antigo trabalho. Ele pensou em todos os detalhes para a sua criação, com isso, Steve pagou uma fortuna na logo. Intitulado NeXT, o design custou ao empresário aproximadamente US$ 100 mil.
O responsável pela criação foi o designer Paul Rand, o qual já havia trabalhado em outros grandes logos, como o da Ford. Fontes compartilharam a informação de que, antes de iniciar o processo criativo, o especialista entregou um documento de 100 páginas com todos os processos que envolveriam a criação.
Embora esse valor chame atenção, outros custaram ainda mais, como o da emissora BBC, que custou US$ 1,8 milhão.
Sobre a empresa
Ainda que houvesse um esforço de Jobs para construir uma nova carreira, a Next não se desenvolveu tão bem e o seu produto principal, o computador de cubo, lançado em um grande evento no ano de 1988, não atingiu as vendas esperadas.
No entanto, um fato curioso ajudou Steve a retornar para a Apple. Embora o computador com os ângulos perfeitamente retos não estivesse entre os mais vendidos, o seu sistema operacional chamou a atenção da concorrente, fazendo com que ela adquirisse a NeXT, assim garantindo a tecnologia.
A compra da NeXT pela Apple aconteceu em 1996, com Jobs como CEO interino, e algum tempo depois foi nomeado CEO da desenvolvedora.