Curiosidades sobre o Especial de Natal de STAR WARS

Esse é o programa sobre STAR WARS que todos querem que você esqueça que aconteceu e que existe. Na verdade, George Lucas deseja que todos esqueçam. Em 17 de novembro de 1978, The Star Wars Holiday Special foi ao ar na CBS às 20h.

O programa foi exibido por duas horas e NUNCA MAIS foi exibido. Óbvio que para os fãs isso só aumenta a curiosidade e o programa passou a ser quase uma lenda urbana (hoje em dia você encontra completo e legendado no Youtube).

O Especial de Natal de Star Wars é o programa que no fim, ao assistir você se pergunta: “Como essa monstruosidade aconteceu? Quanto Lucas teve alguma participação nisso? E por que esse especial de TV ridículo ainda está por aí depois de todo esse tempo?”

Neste post vamos conferir as curiosidades envolvendo o polêmico Especial.

O programa foi criado para preencher a lacuna entre os filmes

star wars

Lançado em 25 de maio de 1977, Star Wars foi um sucesso imediato. George Lucas sempre planejou uma série de filmes, e The Empire Strikes Back entrou em produção em 1979 para um lançamento em 21 de maio de 1980.

Como teríamos um intervalo entre os filmes, Lucas estava convencido de que um especial de TV poderia manter os fãs interessados ​​na franquia até o lançamento do próximo capítulo da saga.

A CBS por sua vez, concordou logo e ainda disse a Lucas que um especial de Natal poderia ajudar a vender mais brinquedos de Star Wars e até mesmo atrair novos fãs para o filme.

Lucas declarou ao portal Empire , “Quando você está começando, você tenta todos os tipos de coisas.”

No início, George Lucas estava envolvido criativamente

George Lucas é um lendário maníaco por controle no início ele estava acompanhando de perto o Especial de Natal . Ele teve a ideia inicial do especial, que era fazer uma história principalmente sobre os Wookiees (a raça do Chewbacca).

A história do especial mostra Chewbacca tentando voltar para sua família a tempo de comemorar um feriado Wookiee conhecido como Dia da Vida (Uma adaptação do Natal para o universo Star Wars).

O desafio começou quando viram que usar wookies implicaria em escrever para personagens que não podiam realmente falar, e ele disse isso a Lucas. isso tornou o programa confuso para crianças, por exemplo.

Lucas havia saído da equipe no momento em que o especial começou a ser filmado em Burbank com um orçamento de $ 1 milhão, e seu nome não é mencionado em nenhum lugar do projeto finalizado. Mas ele de fato esteve muito presente nas primeiras fases do projeto.

Nasce um importante personagem do universo Star Wars

Foi a primeira aparição de Boba Fett

Com o sucesso hoje de The Mandalorian, Boba Fett é um dos personagens mais populares de Star Wars. E acredite ou não, ele fez sua estreia no Especial de Natal.

“Então, para Boba Fett especificamente, tínhamos os designs de Moebius junto com um filme caseiro em preto e branco do protótipo da armadura Boba Fett para trabalharmos.”

Assim como os escritores lutaram para criar histórias interessantes para os wookiees, tiveram que criar um personagem atraente que não tivesse nenhuma expressão facial.

Boba Fett é semelhante a Clint Eastwood em seus papéis no Oeste . “Ele tinha autoconfiança e poses machistas”, detalhou Lucas. “Sem essa influência, teria sido muito pior desenvolver o personagem.”

Harrison Ford quase estrangulou Conan O’Brien por causa do programa

Não foi assim digamos um “quase estrangulamento”, mas Harrison Ford definitivamente deixou claro para Conan que o Especial de Natal é um assunto muito delicado para ele. 

Quando as celebridades se submetem a ir até programas de entrevistas, muitas vezes têm de suportar clipes embaraçosos de filmes e programas de TV antigos que são desenterrados para gosto do público.

Quando Harrison Ford apareceu no Conan O’Brien , Conan mencionou o “Holiday Special”, que claramente pegou Ford desprevenido. Assim que o assunto foi levantado, Ford ficou quieto e começou a se mexer nervoso em seu sofá.

Na época, Conan disse com precisão: “Nenhum de vocês parece feliz enquanto estava fazendo isso.”

Ford balançou a cabeça negativamente quando questionado se lembrava de ter feito o especial.

Sabendo que ele teria que “sofrer” de novo caso alguma parte do Especial fosse exibida, Ford então agarrou O’Brien e o sacudiu brevemente antes que um clipe ridículo do show rolasse para o público. O clipe não foi exibido para alívio de todos.

O Especial ainda tem um lugar no coração dos fãs

Apesar da qualidade duvidosa e de até hoje tentarem esquecer que aquilo tudo aconteceu de verdade, os fãs nunca esquecerão o programa.

Assim como a Força sempre estará conosco, o Especial de Natal também estará. Os fãs já fizeram as pazes com o programa, entendem as limitações da época, até George Lucas também já se conformou:

Eu meio que me divirto com isso, porque é tão bizarro. É definitivamente uma televisão de vanguarda. É definitivamente ruim o suficiente para ser um clássico.

Já o ator Anthony Daniels, que interpreta o droid C-3PO, deseja até que um dia seja feito uma remasterização e um lançamento oficial.

A maioria das coisas está enterrada a quase dois metros de profundidade. O especial de férias está enterrado a 32 quilômetros de profundidade. Se a Lucasfilm tivesse consideração profunda, eles diriam: ‘Ok, aqui está a edição Especial de Natal.’ Em vez de torná-lo um esqueleto no armário de que todos se envergonham, por que não dizer, ‘Ok, estragamos desta vez – por que não vemos o quanto estragamos e melhoramos hoje em dia?’

Concordo com Anthony Daniels! Feliz Dia da Vida para todos!

você pode gostar também