in ,

Saiba a CONDIÇÃO que George Lucas deu para Spaceballs “copiar” Star Wars

lt5wv 8DZ5JD3JETE Full Image GalleryBackground en US 1592862075531. SX1080
lt5wv 8DZ5JD3JETE Full Image GalleryBackground en US 1592862075531. SX1080

Ninguém no mundo do cinema se comparaa a Mel Brooks quando se trata da arte da paródia e o filme Spaceballs (1987), é a prova disso.

O lendário comediante construiu seu nome em cima da sua incrível capacidade de zombar dos títulos mais conhecidos dos cinemas, muitas vezes tornando suas paródias tão icônicas quanto o filme original.

spaceballs

Como sabemos, para evitar problemas no futuro e para o negócio correr bem do início ao fim, na maioria das vezes, é recomendado pedir permissão à pessoa responsável pelo material de origem em questão antes de iniciar a produção.

Nesse caso específico, Mel Brooks cumpriu toda a cartilha quando lançou Spaceballs – uma versão comédia da trilogia Star Wars original.

Ele entrou pessoalmente em contato com  George Lucas para apresentar a ideia e, enquanto o diretor acenava com o polegar para cima, PORÉM com uma única cláusula que Brooks deveria cumprir…

Spaceballs não poderia produzir qualquer mercadoria

Screen Shot 2019 09 13 at 12.35.49 PM 1 1280x720 1

No ano de 2012, Brooks se reuniu com a Entertainment Weekly para promover o 25º aniversário do Spaceballs , falando várias curiosidades do filme, desde seu impacto cultural até as chances de uma sequência (que não aconteceu).

Durante a entrevista, ele mencionou que no início estava preocupado com uma possível batalha legal com George Lucas:

Eu estava com medo de ser processado por Lucas. Depois de contactá-lo pessoalmente, eu enviei o roteiro para ele e ele disse: ‘Tudo bem. ‘

Isso deu a Brooks luz verde para fazer o filme com total liberdade criativa, mas o diretor do American Graffiti deixou clara uma cláusula:

Você não pode fazer merchandising. Você não pode comercializar, tipo, um boneco de capacete escuro, porque eles terão parece muito com o nosso.

A ressalva de Lucas – comercialmente falando – é justa e faz todo o sentido.

Não podemos esquecer que foi a trilogia original de Star Wars que deu início a uma grande mania de marketing no final dos anos 70. Os filmes mudaram para sempre a forma como os estúdios lidavam com mercadorias relacionadas a filmes.

spaceballs sequel rexusa 975904a

A linha de brinquedos Kenner e vários outros segmentos de produtos faturaram milhões e milhões em todo o mundo, alimentando ainda mais o domínio de Guerra nas Estrelas na cultura pop.

Spaceballs, inclusive, debocha claramente desse marketing agressivo que é feito em cima dos filmes, desde o estande de produtos quebrando a quarta parede de Yogurt (Mel Brooks) até os bonecos de ação Dark Helmet (Rick Moranis) do elenco.

Para finalizar, gostaríamos de dizer que o Sr. Mel Brooks é um homem de palavra, e mesmo depois de 30 anos de SPACEBALLS, mesmo com milhares de pedidos de fãs, nenhum produto nunca chegou às prateleiras das lojas.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Escrito por Tio Vader

Nascido em 1978 e treinado durante os incríveis anos 80. Movido a refrigerante, mirabel, quadrinhos, filmes e seriados. Casado, Tio Vader é apenas mais um Jedi aposentado tentando ganhar a vida pela galáxia. Por último mas não menos importante, Tio Vader também é o criador e administrador da marca Resistência Nerd ® desde 2010.

06ff288093123907ef4a89c153504846

Fãs do Pantera Negra estão “cancelando” a atriz Letitia Wright

001 1

RUMOR diz que Keanu Reeves voltará em Velocidade Máxima 3