Descanso de verdade: 5 dicas para melhorar a qualidade do seu sono

70 milhões de brasileiros são afetados por insônia, atualmente, no Brasil.

Dormir realmente nem sempre é uma das tarefas mais fáceis para algumas pessoas, exceto quando estamos “mortos” de cansaço, mas isso é exceção. Pelo que sabemos, não há restrição de idade para ter problemas na hora de dormir. As dificuldades em relação ao sono aparecem tanto em crianças quanto em adultos de todos os gêneros e países.

Podemos dizer que, dentre tantas doenças patológicas, a insônia certamente é uma das que mais dificultam a boa qualidade de vida. E de acordo com levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS), o equivalente a 70 milhões de brasileiros são afetados por esse problema atualmente.

É um número considerável de pessoas que estão dormindo de forma inadequada. Mas nós trouxemos a seguir cinco dicas que poderão ajudá-lo(a) a dormir muito bem.

Imagem: Shutterstock

1. Medite

Isso mesmo, meditar. A prática é um ótimo remédio para quem está com dificuldade de dormir, pois ela consegue tranquilizar o corpo e deixar tudo mais leve e relaxado, auxiliando na hora de dormir.

2. Não mexa no celular

Outra dica é deixar o celular longe dos seus olhos pelo menos uma hora antes de dormir. Isso porque nossa mente consegue relaxar. Deixar seus olhos expostos à tela azul que há no celular é um perigo.

Quando usamos muito os dispositivos eletrônicos, há grande deficiência do hormônio melatonina, e ele é crucial na hora de pegar no sono.

3. Não escute música alta

Se nosso objetivo é pegar no sono, escutar música alta antes de dormir não é uma boa ideia. Se fizer isso, ficará agitado(a), o que o(a) deixará ainda mais estressado(a) e ansioso(a), e a situação ficará ainda mais difícil.

Por essa razão, se você gosta de ouvir música, escolha as mais calmas possíveis, que farão você relaxar, bem como sons da natureza.

4. Leia um livro (um que dê sono, de preferência)

Um ótimo motivo para você escolher ler um livro antes de dormir e largar seu celular um pouco é que o livro proporciona relaxamento do estresse que você enfrentou ao longo do dia.

Outro benefício da leitura antes de adormecer é que seus batimentos cardíacos vão se normalizar, contribuindo ainda mais para uma boa rotina de sono.

5. Evite comer muito antes de dormir

Bom, por último, a nossa dica é não exagerar na hora do jantar, principalmente durante a semana, quando precisamos acordar cedo e trabalhar.

Quando comemos além da conta, pode haver dificuldade maior na digestão dos alimentos, dificultando a missão de relaxar e conseguir dormir, além de contar com um adicional: dor no estômago. O refluxo também é o lado ruim de comer muito e tentar dormir logo em seguida.

você pode gostar também