Muito necessárias: 5 soft skills que todo profissional de TI deve ter
Mais de 80% dos empregadores têm dificuldade para encontrar bons candidatos nessa área. Veja como se destacar e conseguir ótimas oportunidades.
O mercado de tecnologia tem atraído muitos profissionais pela perspectiva de crescimento e pelo mercado estar sinalizando uma crescente demanda no setor.
Mas, hoje, apenas as habilidades técnicas não são suficientes para conseguir se destacar. Então, quais são as soft skills necessárias para trabalhar com Tecnologia da Informação (TI)?
No mercado geral, encontrar candidatos com talento e competências específicas tem sido um desafio. No entanto, a área de TI é um mercado em que surgem alguns desafios e demandas específicas.
De acordo com estudos recentes realizados pelo ManpowerGroup, por volta de 84% dos contratantes do mercado de tecnologia não conseguem encontrar profissionais que atendam ao perfil desejado. Em 27% dos casos, essa dificuldade está relacionada à falta de soft skills dos candidatos.
O que são soft skills?
Mas o que são essas soft skills, afinal? Esse termo em inglês pode ser traduzido de forma livre como “habilidades macias” (aí, que fofo) e tratam-se das habilidades interpessoais. Ou seja, elas estão relacionadas a aspectos mais subjetivos de comportamento e relacionamento interpessoal.
São as habilidades que vão dizer como lidamos com as demandas emocionais e sociais do trabalho. Elas se tornaram muito importantes porque é cada vez mais comum empresas trabalharem com equipes grandes e desafios constantes pela mudança frequente das demandas do mercado.
Pense bem, do que adianta ser um programador supereficiente se você não consegue se comunicar e negociar bem com sua equipe? O trabalho não progride. Agora que essa questão foi simplificada, vamos conhecer quais são as soft skills que o mercado de trabalho exige para a área de TI.
5 soft skills necessárias para trabalhar em TI
Líder global em TI, a Experis listou as cinco soft skills necessárias para trabalhar em TI. Então, prepare a caneta e o papel para não esquecer e começar a desenvolver essas habilidades no seu dia a dia.
1. Resiliência e adaptabilidade
Essas habilidades garantem que o profissional tenha a capacidade de lidar com momentos de tensão e as constantes mudanças de mercado.
2. Fiabilidade
Trata-se da capacidade de construir relações de confiança com os colegas de trabalho.
3. Trabalho em equipe
Isso ajuda os profissionais a entenderem seu papel dentro dos times, ajudando-os a saber quando é necessário tomar iniciativa e assumir responsabilidades.
4. Capacidade de resolução de problemas
Essa é uma competência muito procurada. Saber encontrar soluções práticas para desafios diários do mercado é uma habilidade indispensável para a área de TI.
5. Capacidade de desenvolver ideias criativas e disruptivas
O famoso “pensar fora da caixinha”. O mercado de TI sempre procura pessoas que saibam criar soluções, e ainda mais práticas, para os desafios do mercado.
E aí, o que achou desse conteúdo? Conta aí pra gente como ele ajudou e quais soft skills você conseguiu identificar em si.