Conheça a origem dos 5 sobrenomes mais comuns no Brasil

A maioria desses sobrenomes é de origem lusitana.

Existem cinco sobrenomes que são muito comuns no Brasil, de acordo com um levantamento da Forebears, a maior base de dados sobre nomes do mundo. É muito provável que alguém que esteja lendo esta matéria tenha um deles. Mas, então, quais são os cinco sobrenomes mais comuns do Brasil?

Para se ter ideia, o Brasil tem uma população de mais de 200 milhões de pessoas. Desse total, mais de 5 milhões carregam o sobrenome “Silva” em seus registros, o que significa uma proporção de 1 a cada 40 pessoas como esse sobrenome.

O segundo mais expressivo do país é “Rodrigues”, que é o sobrenome de 4,6 milhões de brasileiros; seguido por “Santos”, com cerca de 4,3 milhões; 2,7 milhões de “Oliveiras”; e 1,6 milhão de “Souzas”. No total, isso representa mais de 18 milhões de brasileiros.

Qual a origem dos sobrenomes mais comuns do Brasil?

Algo que não pode ser ignorado é que esses sobrenomes são uma herança da colonização lusitana do país e da escravização. De acordo com a doutora em linguística e professora da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Carvalhinhos, é difícil determinar um aspecto específico para entender a formação dos sobrenomes no Brasil.

Uma forma de considerar o processo da popularidade de determinados sobrenomes é considerar o registro de sesmarias (lotes de terra). A professora explica:

“Era normal pessoas adotarem sobrenomes em referência ao lugar onde moravam. Isso se dava bastante na Idade Média, em que a família recebia o nome da terra e os outros nomes podiam ir se apagando por causa da propriedade […].

O nome referente à propriedade ou à terra de origem, como nome de família, é uma das formações mais constantes. Há, ainda, alcunhas de profissão, circunstâncias de nascimento, patronímicos [baseado no nome do pai, avô ou antepassado masculino], etc. Todos esses podem ser motivos iniciais para a criação de um apelido de família.”

Agora, vamos fazer uma leve viagem às origens dos sobrenomes mais comuns do Brasil, acompanhe:

Oliveira

Se em algum momento você associou esse sobrenome à árvore de azeitonas, você estava certíssimo(a)! O sobrenome “Oliveira” remete às pessoas que cuidavam da colheita das olivas (azeitona). Tanto que o primeiro nome registrado dessa forma foi o de Pedro Oliveira, em Portugal. Pedro era dono de olivais no país durante o século XIII.

Rodrigues

Esse sobrenome quer dizer “aquele é que filho de Rodrigo”, que é marcado pelo sufixo “es”. O sobrenome Rodrigues foi se adaptando ao longo dos anos pelos imigrantes das antigas capitanias hereditárias.

Santos

O sobrenome “Santos” se relaciona ao aspecto religioso da história do Brasil e de sua colonização. Ele remete à ideia de “santo”, mas não existem registros que confirmem sua origem.

Há duas hipóteses: a primeira é que os cavaleiros ibéricos da Idade Média que nasciam no Dia dos Santos recebiam o mesmo sobrenome, ou que o sobrenome significa bênção absoluta, como alguém que é abençoado pela natureza.

Silva

Agora, o líder dos sobrenomes do país é de origem portuguesa. Os registros mais antigos encontrados com o sobrenome “Silva” remontam ao século XI, relacionado à Torre e Honra de Silva, símbolo de uma das famílias mais nobres do Reino de Leão, localizado na Península Ibérica. Além disso, o significado do sobrenome é “floresta” ou “selva”.

Souza

Seja com “s”, seja com “z”, o sobrenome “Souza” vem do termo “saxa”, que significa “rocha”. Quando olhamos para a origem portuguesa, o sobrenome se relaciona às pessoas que viviam na margem do rio Sousa, no Norte de Portugal.

As variações entre “s” e “z” foram influenciadas pela necessidade de que indígenas e africanos escravizados pronunciassem o sobrenome.

você pode gostar também