Você gosta de xadrez? Saiba como o site Chess ganhou tanta popularidade
Os investidores do site não esperavam o grande retorno financeiro dos últimos meses.
Nos últimos anos, a plataforma de xadrez on-line chess.com esteve em destaque! Ela chegou a custar aproximadamente 500 milhões de dólares. Essa procura dos usuários pelo jogo on-line se dá por motivos como o impacto da Twitch e o sucesso da série “O Gambito da Rainha”.
O site surgiu em 2005, mas, nos últimos 18 meses, conseguiu um desempenho maior do que os apresentados nos últimos 13 anos. Aqui, destacamos a popularidade do xadrez e do site Chess.
Jogos antigos ganham nova perspectiva on-line, atraindo gerações
O xadrez é um jogo com mais de 1.500 anos e ganhou popularidade em meados dos anos 1970 e 1980, com os mestres Anatoli Karrpov, Garri Kaspárov e Bobby Fisher. Esses jogadores são grandes influências para os proprietários do site Chess.
Erik Allebest e Jay Severson foram os responsáveis por pagar o domínio do site para que hoje ele tivesse o alcance conquistado com mais de 400 funcionários. Para isso, o investimento foi de aproximadamente 55 mil dólares, e o retorno durante o ano de 2022 foi de mais de 100 milhões de dólares.
O gosto de Allebest pelo xadrez vem desde a universidade, quando ele criou um grupo para ensinar crianças a jogarem. Além disso, ele investiu em uma empresa varejista de xadrez com nome Wholesale Chess.
No final dos anos 1990, essa empresa era muito popular nos Estados Unidos. Ainda, na oportunidade, teve Severson como parceiro de investimento. Foi com a venda dessa empresa que eles compraram os domínios da Chess.
Início do site
O site começou como fórum, mas atualmente tem grandes possibilidades de diversão para os jogadores de todo o mundo. Nele, há disponíveis 10 milhões de jogos diários, e conta com mais de 100 milhões de usuários.
Os proprietários não esperavam o alcance desses números, com a popularidade do xadrez e do site Chess, mas Allebest justifica o motivo. Ele explica que possuíam o domínio da palavra “xadrez”, então, assim que essa palavra fosse digitada no navegador, o site seria indicado, aumentando as visitas.
Além disso, o aumento dos membros se dá principalmente pelas novas gerações, devido às plataformas Twitch, com seu conteúdo ao vivo, e Netflix, com a série “O Gambito da Rainha”, que colocou a palavra “xadrez” entre as mais procuradas.
Com toda a popularidade do xadrez e do site Chess, a plataforma organiza torneios com prêmios de aproximadamente 1 milhão de dólares.