Sherlock Holmes: de onde vem esse nome?
A escolha do nome do detetive mais famoso do mundo tem várias teorias e explicações. Veja!
O nome de um dos detetives mais famosos da ficção é envolto de mistérios, assim como as histórias vividas pelo personagem. Estamos falando dele, do mundialmente conhecido Sherlock Holmes.
Para entender melhor sobre a origem desse nome, é preciso mergulhar nas diferentes versões e possibilidades que já foram citadas.
Pelo que se sabe, o criador do detetive, o escritor Arthur Conan Doyle, teria se inspirado no personagem de C. Augustine Dupin, considerado o primeiro detetive da ficção, criado por Edgar Allan Poe.
Outras inspirações de Doyle foram um cirurgião da Enfermaria Real de Edimburgo, chamado Joseph Bell, e o presidente de Jurisprudência Médica da Faculdade de Medicina de Edimburgo, Henry Littlejohn.
Mas e o nome? De onde veio?
Ator Benedict Cumberbatch na pele de Sherlock Holmes – Foto: Reprodução
A escolha do nome para o personagem, no entanto, possui uma série de teorias. O sobrenome Holmes, por exemplo, segundo pesquisadores, seria por causa do autor Oliver Wendell Holmes, que Doyle costumava ler.
Por outro lado, esse sobrenome também era muito comum na Inglaterra em virtude de um famoso livro publicado em 1851, chamado: ‘Holmes’s Great Metropolis: or, Views and History of London in the Nineteenth Century’.
O primeiro nome, Sherlock, surgiu como terceira opção. Antes dele era Sherrinford, que veio depois de Sherrington.
O autor buscava por algo que combinasse com o personagem e, a princípio, pareceu-lhe adequado a junção Sherrinford Holmes.
Com o tempo, Doyle percebeu que o nome, ainda, não era o ideal e começou a buscar inspirações ao seu redor.
Alguns dizem que ele teria se baseado em Patrick Sherlock, um colega de classe em Stonyhurst, por William Sherlock, um líder da igreja, e até pelo personagem Carmel Sherlock, do livro ‘A Lost Name’, de Sheridan Le Fanu.
Associação ao mundo do crime
As possibilidades oscilam e resistem no imaginário coletivo, mas existe também a teoria de que Doyle teria se inspirado no próprio universo do crime.
A associação mais provável seria o inspetor chefe William Sherlock, que atuava na Divisão L em Lambeth. Ele costumava aparecer nos jornais da época e Doyle lia o nome dele com frequência.
Com tantas explicações possíveis, o único mistério que resiste nessa história, de fato, é sobre o real motivo que teria levado o autor a trocar Sherrinford Holmes por Sherlock Holmes. Somente uma investigação profunda seria capaz de decifrar isso.