Robert Downey Jr. como ‘Sherlock Holmes’ é bem melhor do que lembramos
Entre os anos de 2009 e 2011, Robert Downey Jr. vestiu o manto de Sherlock Holmes e arrasou nas telonas! Você se recorda dos filmes do ator?
De fato, é sabido por quase todo mundo que acompanha o Universo Cinematográfico da Marvel que o ator Robert Downey Jr. se consolidou no cinema interpretando o Homem de Ferro, famoso herói da Marvel. Em suma, o ator participou de uma série de filmes com o manto desse personagem até a sua última participação, em “Vingadores: Ultimato”, quando desistiu de sua vida para acabar com Thanos. No entanto, o ator também interpretou um personagem de destaque e muito lembrado até os dias atuais, o Sherlock Holmes.
Nesse sentido, Downey viveu o famoso detetive em dois filmes, os quais foram lançados em 2009 e 2011. Ambos os filmes foram dirigidos por Guy Ritchie. Além disso, vale mencionar que o longa do qual Robert Downey Jr. participou antecede a famosa série da BBC de Sherlock, exibida entre 2010 e 2017, que também conta com outro astro do Universo Cinematográfico da Marvel, Benedict Cumberbatch. Não obstante, é importante destacar que, diferentemente dos filmes, o seriado da BBC conseguiu efetivamente explorar muito mais o universo do personagem, isto é, de forma muito mais aberta. O elenco dos dois filmes conta com Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Stephen Fry, entre outros diversos nomes.
Apesar disso, é fundamental lembrar que os filmes de Robert Downey Jr. como Sherlock Holmes envelheceram muito bem, apresentando um intelecto genial do personagem, abordando cenários de ações extremamente bem executados e imersivos que, em certa medida, ajudaram diretamente a alavancar os efeitos técnicos no gênero de mistério nos cinemas. Assim, os filmes de Ritchie são uma obra da época, mostrando a grande Londres como um verdadeiro labirinto com esquinas sombrias e mantendo o que era realmente abordado no material original de Sherlock Holmes.
Por conseguinte, é importante destacar que o longa usa CGI constantemente com a finalidade de apresentar uma Londres do final dos anos 1800 impecável. Ao longo de muito tempo, o público ficou acostumado com Watson sendo um ajudante confuso, ficando atrás de Holmes em todas as obras do detetive. No entanto, nos filmes de Robert Downey Jr., Watson é um pouco mais violento do que anteriormente apresentado.
Em suma, os filmes também conseguem trazer novos personagens de destaque que incrementam a obra, como o inspetor Lestrade, Mary Morstan ou mesmo Mycroft. Levando essas premissas em consideração, os filmes de Sherlock Holmes com o ator Robert Downey Jr. conseguem apresentar uma visão diferente relacionada ao gênero mistério, bem como para o próprio personagem, que, atualmente, está sendo interpretado por Henry Cavill em “Enola Holmes“.