Seu troco em moedas pode valer bem mais do que parece; veja por quê
Uma moeda comum de 25 centavos que vale cerca de R$ 250 pode estar perdida na sua carteira.
Colecionar moedas é um hobbie que muitas pessoas praticam, não só pelos altos valores que esses itens podem ter, mas também pela emoção de encontrar algo raro em meio à normalidade do dia a dia.
Recentemente, uma peça brasileira de 25 centavos está chamando a atenção desses colecionadores, devido aos detalhes raros de confecção.
Será que você tem uma moeda rara que vale quase R$ 300?
Moedas raras no Brasil que podem valer muito mais que seu valor nominal – Imagem: Cottonbro studio/Pexels/Reprodução
A maioria das pessoas que não tem costume de colecionar moedas acredita que os itens de alto valor são apenas aqueles que vêm de outros países, mas no Brasil há vários exemplares valiosos.
Alguns são raros devido a falhas na cunhagem e outros por serem edições comemorativas, o que os torna raros.
Por isso, é interessante conferir sempre o seu troco! Nunca se sabe quando você vai conseguir encontrar um modelo raro.
Caso você ainda não tenha experiência para saber quando uma moeda é mais valiosa do que parece, basta acompanhar este conteúdo para ter algumas dicas.
A moeda rara de 25 centavos
Em alguns poucos casos, uma moeda pode se tornar rara por conta da quantidade que foi fabricada na tiragem de algum ano. Por exemplo, a rara moeda de 25 centavos do ano de 1999, que hoje quase não é encontrada mais no mercado.
Essa moeda não possui nenhum erro de fabricação, nem foi uma edição comemorativa. Ou seja, é comum e, aos olhos despreparados, parece ser apenas mais um troco.
Quando foi produzida em 1999, a tiragem foi de apenas 32,8 milhões, o que até pode parecer muito. Entretanto, os bancos costumam recolher as peças mais antigas e as substituírem com as de tiragem mais nova. Assim, o que um dia foi muito, hoje já é super-raro de ser encontrado.
Então, sempre que achar uma moeda desse tipo, procure o ano em que ela foi produzida. A data pode ser encontrada no lado do valor da moeda, a famosa “coroa”.
Caso encontre o ano de 1999, é possível consultar especialistas para descobrir como e onde a vender. Para localizá-los, basta fazer uma procura simples por compradores de moedas nas redes sociais.