Setembro Amarelo: conheça 4 jogos que ajudam a refletir sobre depressão

Setembro Amarelo: os games desta lista nos ajudam a pensar sobre saúde mental de forma leve e delicada; confira.

Os videogames têm se destacado como uma forma única e envolvente de abordar questões sensíveis. Alguns jogos, inclusive, promovem reflexões necessárias e importantes durante o mês do Setembro Amarelo.

Essa campanha é importante para a conscientização sobre a saúde mental e os jogos podem ser uma maneira empolgante de ampliar tal conversa de forma acessível e descontraída.

Nesse contexto, aguns games podem fornecer insights e apoio emocional ao mesmo tempo que promovem uma abordagem responsável e cuidadosa sobre o tema, oferecendo uma perspectiva única e significativa para todos.

4 jogos que nos fazem refletir sobre depressão e saúde mental

Imagem: Canva Pro/Reprodução

1. ‘Life is Strange: Before the Storm’

Os games da franquia “Life is Strange: Before the Storm” abordam diversos temas delicados e são famosos por fazê-lo de maneira leve e com a empatia necessária. Em 2017, quando a história foi lançada, a trama da personagem Chloe Price chamou a atenção do público, pois ela sofreu uma forte depressão após a perda do pai.

Durante o jogo, temos a liberdade de tomar decisões por Chloe, o que evidencia quão sufocantes podem ser os pensamentos de uma pessoa que enfrenta um episódio depressivo.

Nesse sentido, o jogo ajuda a quebrar o tabu acerca da depressão, pois mostra de forma afetiva como é viver na pele de quem é acometido pela doença.

2. ‘Hellblade Senua’s Sacrifice’

Lançado em 2017, “Hellblade Senua’s Sacrifice” nos coloca na pele de uma mulher que possui esquizofrenia. O jogo possui recursos sonoros e gráficos que fazem com que a gente pense e escute como Senua.

A partir disso, conseguimos compreender um pouco os pensamentos da personagem. A história mostra como o distúrbio pode causar ansiedade e até depressão.

3. ‘Gris’

Seguindo o raciocínio dos demais games, um dos temas delicados abordados em “Gris” é a depressão. O jogo trabalha com cores e lida com os temas de forma existencialista. O objetivo do jogo é fazer com que a personagem recupere suas memórias para se recompor e, então, seguir em frente com sua vida.

A história do game apresenta todas as fases do luto, ou seja, negação, raiva, barganha, depressão e, por fim, aceitação. Por não possuir diálogos, “Gris” nos conduz a uma reflexão íntima sobre as etapas do luto.

4. ‘Celeste’

Em “Celeste”, a protagonista, Madeline, tem a missão de escalar uma montanha que leva o nome do jogo. No entanto, apesar de parecer simples, o objetivo do jogo vai além e nos faz refletir sobre os problemas que Madeline está enfrentando, os quais estão muito além de uma simples montanha.

“Celeste” também é uma obra que nos leva a refletir sobre como funciona a mente de uma pessoa em crise depressiva.

Lembre-se: você não está sozinho(a)

A depressão é uma doença séria que merece a devida atenção. Não se prenda a tabus e preconceitos: busque ajuda e cuide de si. Algumas das formas de fazer isso são:

Na busca por ajuda durante o Setembro Amarelo:

1. CVV (Centro de Valorização da Vida): Oferece suporte emocional por meio do telefone 188, chat e e-mail.

2. Profissionais de Saúde Mental: A consulta a um psicólogo ou psiquiatra é fundamental para tratamentos adequados.

3. Rede de Apoio: Converse com amigos e familiares sobre seus sentimentos.

4. Instituições de Saúde Pública: Procure ajuda em unidades de saúde locais ou nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

Lembre-se sempre de que buscar ajuda é um sinal de força, não fraqueza. Não hesite em procurar apoio quando precisar. Sua saúde mental é importante!

você pode gostar também