Veja 7 referências da cultura pop de terror presentes em ‘Wandinha’
Conheça 7 referências da cultura pop de terror que inspiraram alguns episódios de 'Wandinha', como 'Carrie, A Estranha' e Ted Bundy.
A série “Wednesday“, adaptada para português brasileiro como “Wandinha”, vem causando muitas emoções entre os espectadores de diversas idades, apesar de ser uma obra adolescente.
Além disso, esta foi a série que faz várias referências à cultura pop e é a terceira produção com o idioma original em inglês mais acompanhada na Netflix.
Com oito episódios ao todo, ela foi lançada no dia 23 de novembro de 2022 apresentando Jenna Ortega como a protagonista.
Referências da cultura pop na série ‘Wandinha’
1. Mary Shelley
Durante todos os episódios da série, a protagonista Wandinha Addams se dedica a escrever a sua própria história de ficção baseada nos acontecimentos de sua vida.
Diante desse cenário, ao chegar na Escola Nunca Mais, a professora Marilyn Thornhill apresenta a escritora Mary Shelley a Wandinha, que passa a demonstrar admiração pela escritora.
Desse modo, a trama faz referência à escritora Mary Shelley, que foi eternizada na cultura pop do gênero terror e escreveu sua obra mais conhecida pelo mundo, “Frankenstein”, aos 19 anos de idade.
2. Edgar Allan Poe
Conhecido como um dos maiores nomes do gênero de terror na literatura, Edgar Allan Poe é mencionado diversas vezes durante o decorrer da série, pois a personagem usa algumas de suas frases e, além disso, é apresentado como um ex-aluno da Escola Nunca Mais.
Vale lembrar ainda que, nos primeiros episódios, quando acontece a competição de barcos, as equipes mostram os nomes como homenagem às obras mais conhecidas de Allan Poe, como o “O Corvo”.
Interessante, não é?
3. ‘Carrie, a Estranha’
Outra referência na série é o famoso filme de Stephen King, “Carrie, a Estranha”. Durante o 4º episódio da série, no qual ocorre a noite de baile da escola, alguns garotos normais da cidade de Jericho fazem “chover sangue” como forma de se vingarem dos alunos que estão na festa, como acontece com a personagem Carrie em seu filme.
4. Dança de Wandinha
Durante o episódio 4 e também na noite do baile, a dança da protagonista que fez muito sucesso nas redes sociais foi inspiração em referências de artistas e músicas: “Siouxsie Sioux” e “Rich Man’s Frug”, de Bob Fosse; Lisa Loring; Lene Lovich; e Denis Lavant.
5. Agatha Christie
Durante a investigação pela protagonista na cidade de Jericho, ela menciona a literatura de Agatha Christie, obra famosa como a “Rainha do Crime”, enquanto escreve o seu livro sobre o mistério que gira em torno dos assassinatos na cidade.
6. Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Outra referência é inspirada em Dr. Jekyll e Mr. Hyde, que as são protagonistas do livro “O Médico e o Monstro”, obra literária escrita por Robert Louis Stevenson, muito conhecido na cultura pop de terror.
Na série, o monstro responsável pelos assassinatos que acontecem cidade tem o nome de “Hyde”.
7. Ted Bundy
Para finalizar, o personagem do filme serial killer Ted Bundy também é mencionado na série, como mais uma das tantas referências da cultura pop presentes em “Wandinha”.
Conforme a história vai se desenrolando, a personagem principal cria um quadro de assassinatos em seu quarto para poder investigar as mortes em Jericho.
Assim, algumas das imagens do quadro são as fotos das vítimas de Ted Bundy.