Será que o TikTok pode ser perigoso? Confira dicas de proteção
Veja a seguir a opinião do diretor de espionagem do Reino Unido sobre um dos aplicativos mais populares entre os jovens, o TikTok.
A Primeira-Ministra do Reino Unido, Liz Truss, ao ser questionada a respeito do TikTok durante um debate televisionado, alegou que a rede social deveria ser reprimida.
“Nós absolutamente deveríamos estar reprimindo esses tipos de empresas”, afirmou Liz Truss.
Além do aplicativo, criado por uma empresa chinesa, Liz também mostrou sua inclinação contra empresas com objetivos similares.
Após a fala de Truss, Jeremy Fleming, diretor do serviço de inteligência da Government Communications Headquarters (GCHQ), também se pronunciou, incentivando os jovens a usarem o TikTok. Segundo ele, o aplicativo não representa perigo algum se for usado corretamente.
Fleming, que já havia alertado sobre a tentativa da China de impor seus valores através de áreas como a da ciência e da tecnologia, disse que permitiria aos próprios filhos o uso da rede social.
Segundo ele, isso não o preocuparia, apenas o levaria a conversar com seus filhos (assim como deve ser feito com qualquer jovem) sobre como cuidar de suas informações pessoais presentes nos aparelhos deles. E esse cuidado, aliás, deve acontecer em qualquer rede social, não apenas no TikTok.
Ainda sobre o TikTok, Jeremy incentivou o uso e a criação de vídeos, mas aconselhou os usuários sobre pensar antes de postar qualquer coisa.
Como usar redes sociais com segurança?
Jeremy Fleming aconselhou os usuários das redes sociais a realizarem interações seguras. Para ajudar nesse quesito, separamos alguns pontos que requerem atenção:
- Senhas: para conseguir criar uma senha mais forte, uma dica é mesclar o uso de letras maiúsculas e minúsculas, bem como incluir caracteres especiais (@, #, $, &, por exemplo); além disso, também é importante que a senha seja mudada com frequência;
- Privacidade: uma dica válida a todos os usuários, mas especialmente importante no caso de menores, é tomar o cuidado para preservar a própria privacidade, sem exagerar nas informações pessoais que compartilha;
- Post: repetindo o conselho de Fleming, pense antes de postar. Evite postagens que deixam transparecer detalhes sobre sua casa, escola ou trabalho. Também é aconselhável tomar cuidado com posts do tipo “estou de férias”, pois conteúdos desse tipo podem informar a bandidos que a casa está desocupada e torná-la um potencial alvo;
- Vírus: não clique em tudo, pois muitos links exibidos nas redes sociais podem conter ameaças ao seu dispositivo e, em muitos casos, até roubar os dados do usuário.
Compras ao vivo no TikTok
Para o público americano, novidades podem estar a caminho, pois a empresa tem estudado a possibilidade de incluir a opção de compras ao vivo ao TikTok.
De acordo com o que foi noticiado em uma matéria do Financial Times, para atingir tal feito, o TikTok cogita uma parceria com a TalkShopLive.