Será que Michael Keaton foi o pior Batman? Saiba mais aqui
Responsável por papéis muito famosos do mercado, Michael Keaton demonstrou versatilidade ao trabalhar de tudo um pouco nas produções.
Atualmente, vivemos em um cenário no qual existem adaptações de super-heróis por toda parte, seja na mega franquia de Marvel Studios ou no turbulento Universo Estendido da DC Comics. Mas, antes de qualquer um desses sucessos atuais, temos um dos pioneiros do cinema que expandiu a mente dos produtores de Hollywood para que fossem produzidas adaptações das histórias em quadrinhos.
O filme “Batman” de 1989 é um dos maiores marcos para toda a indústria que fomenta a febre de super-heróis hoje, afinal o trabalho do diretor Tim Burton rendeu sucesso de bilheteria e garantiu uma sequência.
Além desses detalhes mais técnicos da produção, houve quem desse vida ao bilionário playboy Bruce Wayne, que também vive o manto do vigilante noturno chamado Batman. O responsável pelo papel foi dos atores mais famosos que temos no mercado, Michael Keaton, que demonstrou versatilidade ao trabalhar de tudo um pouco dentro da indústria.
Com relação à escalação de Keaton para viver o Homem-Morcego, na época muitos fãs foram contra a escolha. Contudo, o ator foi aclamado no papel e garantiu seu retorno na sequência, consolidando uma base de fãs que o acompanhou como Batman por gerações.
Dessa forma, depois dos longas produzidos por Tim Burton, o Cavaleiro das Trevas seguiu sendo adaptado e novos rostos assumiram o papel de Bruce Wayne/Batman. Hoje, podemos traçar qual foi o melhor Homem-Morcego de todos, e algumas análises apontam que o desempenho de Keaton foi o pior deles em relação aos atores de ação.
A discussão sobre o Batman de Keaton vai muito além do entendimento do que se tinha disponível como referência para a época. Não podemos cruzar o nível de entendimento do personagem no final dos anos 1980 com a performance executada em 2022, em “The Batman”.
Contudo, o que fomenta contra a interpretação de Keaton é que o ator possui um carisma caloroso e atraente. O astro felizmente é ótimo, é divertido e engraçado, o que o torna um excelente protagonista de diversas obras, mas ao mesmo tempo o afasta da real sintonia que o Homem-Morcego possui.
Ainda que os personagens em quadrinhos sofram alterações, tenham histórias paralelas e possuam seu teor moldado para o público que vá consumir, o histórico de Batman, possuindo uma carga muito pesada, além de todos os motivos que o fazem se tornar o Homem-Morcego vão além apenas de querer acabar com os crimes de Gotham City.
Por fim, dentre todas as características do personagem, Keaton não se encaixa em nenhuma, o que o torna sua versão menos fiel de todas, considerando as adaptações que possuímos hoje sendo tidas como as quais mais se aproximam da essência do herói mascarado.