Será que eles escolhem? Por que os cachorros acabam latindo para algumas pessoas e outras não?
Você já se perguntou por qual razão os cachorros acabam latindo para pessoas bem específicas? Parece estranho, não é mesmo? Mas há um motivo!
Todo mundo sabe da alegria que é ter um bichinho ao seu lado, especialmente os cachorros. No entanto, há algo que pode intrigar bastante os seus tutores: os latidos seletivos dos cães. Esse comportamento pode deixar muitas pessoas em dúvida.
Por que eles latem tanto para algumas pessoas e não ligam para outras, ignorando-as completamente? Será medo, busca por atenção ou uma resposta a sinais de treinamento inconsciente? Se você também tem essa dúvida, chegou a hora de entender ainda mais o universo desses bichinhos que nos fascinam tanto.
Foto: bublikhaus/Freepik
Afinal, por que os cachorros latem de modo seletivo?
Às vezes, você pode pensar que seu pet gosta de algumas pessoas e não de outras porque ele late especificamente para elas. No entanto, na realidade, não existe uma única explicação que se aplique a todos os casos. Identificar a causa por trás desse comportamento requer uma observação contínua do contexto.
Os latidos dos cães são uma forma de comunicação de suas emoções, sentimentos e percepções do ambiente em que vivem. Isso pode incluir medo, excitação ou instintos territoriais. Diversos fatores podem desencadear os latidos, como a presença de pessoas desconhecidas, outros animais ou algo diferente no ambiente habitual do seu cachorro.
É importante observar a linguagem corporal do animal, as expressões e as circunstâncias que provocam tal comportamento. Pets expostos ao estresse podem latir excessivamente e mostrar sinais de hiperatividade, além de apresentar salivação fora do normal e dificuldade de concentração.
Cachorros agitados ou agressivos, preparando-se para se defender, comunicam seu estado de espírito através de rosnados, exibição dos dentes e postura corporal rígida.
Se o pet não tiver uma socialização adequada em suas fases iniciais, pode sentir medo em relação a pessoas e algumas situações. Além disso, experiências traumáticas anteriores também podem gerar esse medo.
Se os cachorros desejam chamar sua atenção e acabam latindo por conta disso, eles mostrarão uma linguagem corporal amigável. Isso inclui movimentos do rabo, expressões faciais relaxadas ou abaixamento das orelhas.
Os cachorros podem ser protetores de sua casa, donos e território. Portanto, a presença de pessoas ou animais desconhecidos pode desencadear latidos como forma de afastar a ameaça percebida.
É importante que você fique atento se tiver um pet mais agitado, pois alguns casos podem evoluir para agressão. Por isso, busque a opinião e a ajuda de um profissional, que poderá fornecer informações mais detalhadas.