Separe o joio do trigo: 5 sinais para desmascarar uma 'amizade' falsa
Todos passamos por diversas relações durante a vida e saber identificar quem é falso pode ajudar muito no decorrer dela. Confira abaixo dicas para saber se suas amizades são ou não falsas.
Uma das coisas mais naturais entre os seres humanos são seus relacionamentos interpessoais. Todos dependemos da criação de laços para conviver em sociedade, sejam eles familiares, amorosos, profissionais ou fraternais.
E entre as experiências adquiridas nestas relações, encontramos amizades verdadeiras, cujo relacionamento é baseado em confiança e reciprocidade.
Contudo, algumas amizades podem se mostrar falsas, revelando os laços superficiais com uma falta de valorização e respeito, podendo gerar traumas futuros quando a revelação vem de pessoas próximas.
Por isso, é importante identificar esses traços, evitando sentimentos nocivos futuros, mesmo que isso sirva para o amadurecimento pessoal.
Se você acha que seus círculos sociais estão repletos de pessoas potencialmente nocivas, não precisa mais se preocupar. Veja, a seguir, algumas dicas de como diferenciar amizades verdadeiras das falsas.
Como diferenciar amizades verdadeiras de falsas?
Pensando em maneiras de te ajudar a entender suas relações e se proteger de amizades tóxicas, separamos uma série de dicas para que você possa identificar as pessoas falsas em sua vida.
Apenas reparando nestes cinco comportamentos sutis, podemos notar sinais que revelam a infidelidade e falta de reciprocidade em uma pessoa.
Sendo assim, fique atento aos cinco sinais de relações pouco saudáveis para não cair na exaustão emocional.
Foto: Influx/Reprodução
Estes 5 sinais revelam que uma ‘amizade’ é falsa
1. Conversas improdutivas e fofocas
Reparando na comunicação verbal, facilmente conseguimos notar alguns traços presentes em pessoas falsas. Primeiramente, observamos as fofocas.
Pessoas falsas gostam de estar por dentro de todas as informações, o que é natural, mas às vezes, extrapolam os limites.
Além disso, tentam passar informações e falar mal de pessoas para você, o que também pode acontecer quando ela encontra outro alguém, passando informações suas para outras pessoas.
Ainda é possível que elas monopolizem uma conversa, sempre falando de seus próprios feitos e caso ouçam algo sobre você, tentarão se superiorizar e colocá-lo para baixo. Isso leva ao próximo ponto.
2. Complexo de superioridade e controle
Pessoas falsas tendem a se sentir superiores sempre, demonstrando uma clara insegurança, compensada ao colocar as pessoas em uma posição inferior.
Além disso, acreditam que estão sempre certas e jamais pedem desculpas, como se isso estivesse fora de seu vocabulário.
Os falsos ainda podem tentar te segurar na vida, colocando obstáculos em seus planos de carreira ou pessoais. Para isso, podem até mesmo dissuadi-lo de suas ideias, evitando qualquer evolução.
Elas podem usar métodos de controle emocional, com conversas mal-humoradas e temperamentais, ficando nervosas se não conseguem o que querem.
3. Quebra de confiança e enganação
Mentiras são comuns nessas relações. Frequentemente as amizades falsas são pegas em mentiras, afetando totalmente sua confiança, especialmente quando são pequenas mentiras que se acumulam.
Ademais, suas promessas não valem nada, pois elas costumam não cumpri-las, fazendo algo indesejado e até cancelando programações.
A toxicidade dessas pessoas é tanta que um ar de negatividade é sempre carregado com elas. Pessoas falsas vivem julgando suas ações e mostrando ciúme e inveja.
Além disso, tentam quebrar sua própria confiança por meio de linguagem passivo agressiva para que você sinta que lhe foi dado um elogia, mas, ao mesmo tempo, não sinta que é suficiente ou merecedor daquele carinho.
4. Falta de reciprocidade
Talvez um dos traços mais nocivos e reparáveis é a falta de reciprocidade, isto é, todo o relacionamento parece ser baseado em apenas um lado de entrega: o seu.
Essas amizades falsas costumam exigir muita atenção, descarregando seus problemas em você, mas jamais ouvindo os seus.
Mesmo que você defenda com unhas e dentes essa amizade, ela não move um único músculo para te defender quando necessário.
E se você considera cancelar algum plano, é melhor nem cogitar essa ideia, pois isso só pode ser feito por elas.
5. Apenas interesse
Para os amigos falsos, qualquer um é descartável. Por isso, eles frequentemente renovam seu ciclo social.
Vale ressaltar que isso vem de seus interesses, seja um bem material ou uma oportunidade no trabalho, após conseguirem o que querem, eles descartam aqueles que eles julgam desnecessários facilmente.
Talvez este seja o ponto mais importante para identificar essas amizades: elas nunca estarão lá quando você precisar. Nos momentos difíceis você sempre os apoia, mas caso você precise, saiba que infelizmente estará sozinho.
Se nenhum desses sinais se apresenta em suas relações, isso significa que suas amizades próximas são verdadeiras e devem ser valorizadas, pois pessoas assim não são fáceis de achar.