Sensíveis ao extremo: 3 raças de cachorro que ficam doentes em um piscar de olhos

Algumas raças de cachorros sensíveis vivem doentes e precisam de muita atenção! Se você está pensando em adotar um, esteja preparado.

Algumas raças de cachorros são mais sensíveis, e isso pode ser um desafio para os tutores, que precisam estar preparados. E o pior é que muitos donos nem sabem desse detalhe antes de escolher a raça.

Então, se você está pensando em comprar ou adotar um “doguinho”, precisa saber os cuidados específicos dessas raças, para não ser pego desprevenido. Afinal, as consultas ao veterinário podem ser frequentes.

1. Pastor alemão é uma das raças sensíveis

Crédito: Ibrakovic / Getty Images

O pastor alemão pode até parecer invencível, mas quando o assunto é saúde, ele é um dos cachorros mais sensíveis. Afinal, essa característica de ter o dorso inclinado acabou trazendo problemas graves. A displasia coxofemoral, que afeta as articulações do quadril, é super comum nessa raça, e quem tem um cãozinho desses já deve saber o que é ver seu pet mancando de dor.

Além disso, os pastores alemães também podem sofrer de mielopatia degenerativa. O nome é complicado, mas, na prática, significa que o cãozinho vai perdendo os movimentos das patas traseiras. É bem triste, mas é possível cuidar com fisioterapia e remédios.

2. Bulldog inglês

Crédito: enduro / Getty Images

Eles são lindos, simpáticos e têm aquele charme com as dobrinhas, mas a saúde não acompanha a fofura. Ou seja, esses cachorros sensíveis sofrem bastante com problemas respiratórios por causa do focinho achatado. Logo, eles roncam bastante, têm dificuldade para respirar e podem até passar mal em dias muito quentes.

Além disso, não é raro ver bulldogs com problemas nas articulações, como a displasia. E, como se não bastasse, essas dobrinhas fofas na pele ainda causam dermatites se não forem bem cuidadas. Logo, quem adota um bulldog deve estar preparado para dar muita atenção à saúde dele.

3. Cachorros sensíveis: Shih tzu

Crédito: @formatoriginalphotos

O shih tzu é um cachorro pequeno, peludinho e muito apegado à família, mas também é super sensível. Por causa do focinho curto, eles têm bastante problema para respirar, principalmente quando está muito calor. Além disso, o ponto fraco deles são os olhos grandes e expostos, que acabam sofrendo com inflamações e outros probleminhas.

Quem tem um shih tzu precisa ficar de olho, literalmente, na saúde ocular do pet, limpando os olhos sempre que necessário. E nada de deixar o bichinho exposto ao calor por muito tempo, porque ele pode passar mal rapidinho.

Vira-latas são mais saudáveis?

Foto: Reprodução/X

Essa é uma dúvida que muita gente tem: vira-latas ficam menos doentes? Em geral, sim! Eles são mais resistentes porque têm uma mistura maior de genes, o que lhes confere uma proteção extra contra muitas doenças. Dessa forma, raças puras acabam herdando doenças genéticas em razão das cruzas seletivas, e isso não ocorre com os vira-latas.

Claro que isso não quer dizer que eles nunca ficam doentes, mas geralmente não precisam de tantos cuidados especiais quanto os cachorros sensíveis de raça pura. Então, se você quer um companheiro saudável e com menos idas ao veterinário, um bom vira-lata pode ser a escolha certa!

você pode gostar também