Sem estresse: esta lista de canções te acalmará completamente após um dia cansativo
De acordo com estudos recentes, estas são as músicas que podem desacelerar os seus batimentos cardíacos.
Atualmente, a maioria das pessoas possui uma rotina complexa e cheia de atividades, o que pode desencadear muito estresse, irritabilidade e pressão. Com isso, ao final do dia, tudo o que elas desejam é um momento tranquilo.
A boa notícia é que existem alguns recursos que podem ajudar esses indivíduos a descansar após um dia de trabalho.
Uma das opções indicadas por especialistas é ouvir algumas músicas tranquilas. A seguir, listamos algumas sugestões musicais, assim como a explicação para a presença de cada uma delas na lista. Confira!
Relaxamento musical
Se você aprecia música, certamente existem algumas que estão na sua lista de preferência para ouvir em determinados momentos: aquelas mais tristes, quando algo não ocorre da maneira que deseja; as animadas, para comemorar alguma conquista; ou as que remetem à saudade de alguém próximo.
Existem também as que podem proporcionar maior tranquilidade, porém não são todas. Nesse contexto, um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford listou algumas músicas tranquilas que podem reduzir o nível de estresse.
É de conhecimento científico que as canções e melodias podem gerar um efeito calmante em algumas pessoas, como, por exemplo, em atividades guiadas, sendo a meditação um grande exemplo.
Porém, nem todas as composições causam esse mesmo efeito! No caso, as produções melódicas mais ritmadas podem acelerar os batimentos e causar efeito reverso ao relaxamento desejado.
Os especialistas afirmam que, mesmo quando o gosto musical tende a selecionar canções mais animadas, a recomendação é optar por músicas mais leves. Nesse contexto, confira algumas opções melódicas que você pode utilizar para gerar tranquilidade sempre que necessário:
- “Ambre” – Nils Frahm (2009)
- “Breathe” – Anna Nascimento (2016)
- “Clair de Lune” – Claude Debussy (composição de 1905)
- “Elegy for the Arctic” – Ludovico Einaudi (2015)
- “Fantasia sobre um Tema de Thomas Tallis” – Ralph Vaughan Williams (1983)
- “Gymnopédie No.1” – Erik Satie (2018)
- “Meditação” – Jules Massenet (1893)
- “Requiem” – Mozart (1791)
- “Spiegel im Spiegel” – Arvo Pärt (1978)
- “Weightless” – Marconi Union (2016)