Segundo o estoicismo, ESTA é a melhor forma de lidar com problemas
A filosofia estoica nos ensina a lidar com lutas, objetivos e decepções de forma reservada, enfatizando a compostura e o controle emocional diante das mais variadas situações.
A filosofia estoica antiga, propagada pelos gregos e romanos, sempre valorizou o silêncio diante das adversidades e a discrição frente às amostras de frustrações em vez de divulgá-las abertamente.
Tal prática parte do princípio de que expor demais determinadas situações pode expandir os sentimentos negativos a ela associados.
3 lições estoicas para a vida
Estoicismo representa a sabedoria de manter lutas em ‘modo privado’ – Imagem: Reprodução
Praticantes da filosofia estoica eram aconselhados a manterem privadas três grandes áreas de luta: situações que estão além do nosso controle, anseios que não foram satisfeitos e pequenos contratempos inevitáveis.
Falar abertamente ou queixar-se demasiadamente sobre esses assuntos demonstra a perda de controle emocional e contradiz a virtude essencial na filosofia estoica.
1. Mantenha seus planos e objetivos em silêncio
Os estoicos também aprendiam a guardar para si mesmos planos e objetivos de futuro.
O filósofo romano Sêneca aconselhava a manter em silêncio as ambições futuras, dizendo:
“Silencie-se sobre todos os assuntos que você pretende realizar e mantenha seus planos para si mesmo.”
2. Não se queixe sobre o que está além do seu controle
Um dos princípios mais significativos dos estoicos é a compreensão clara daquilo que está, ou não, ao nosso alcance.
O famoso estoico Epicteto afirmou o seguinte:
“A felicidade e a liberdade começam com a compreensão clara de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle, e outras não.”
Logo, queixar-se de coisas fora do nosso controle é inútil e de pouco proveito, de acordo com ele.
3. Contratempos menores devem ser enfrentados com discrição
Os estoicos também acreditam que as dificuldades menores devem ser encaradas como parte do fluxo natural da vida. Além disso, consideram que esses contratempos não merecem ser excessivamente expostos ou comentados.
Conversar de forma excessiva ou constante sobre estes pode demonstrar falta de compostura; queixar-se em excesso pode potencializar a dor, em vez de aliviá-la.
Praticantes da filosofia estoica são incentivados a aprender a lidar com decepções, a manter compostura emocional e a não se lançar em busca de validação externa.
Reclamar é visto como um ato sem frutos, que amplifica o sofrimento e impede o processo de autorreflexão e autocompreensão.
Em vez disso, eles procuram aceitar pacientemente as situações, concentrar-se no que é controlável e praticar a virtude.