‘M3GAN’: Especialista revela se inteligência artificial poderia criar uma boneca como a do filme
Filme foi dirigido por Gerard Johnstone. Saiba se existem possibilidades da história se tornar realidade.
O filme “M3GAN” estreou no último dia 19, no Brasil, mas já está dando o que falar mundo afora. O filme de terror conta a história de uma robô que foi desenvolvida para cuidar e fazer companhia para a recém órfã Cady. Porém, esta nova criação acaba causando alguns danos, que podem ser irreparáveis.
O filme tem sido um sucesso de crítica nos EUA, além de estar lotando as salas dos cinemas do país. Sua bilheteria já passa de US$ 30,4 milhões (R$ 158 milhões, na conversão). Porém, uma pauta começa a surgir sobre a inteligência artificial e sua relação com os seres humanos. Saiba a opinião dos especialistas sobre robôs como este, a seguir.
Veja a opinião de alguns especialistas sobre a possibilidade desses robôs se tornarem realidade no mundo
Apesar da história do filme não ser real, ela faz com que as pessoas acreditem que os robôs realmente possam ocupar certos lugares em questão. Porém, para os especialistas, filmes como “M3GAN” acabam por criar certas expectativas, que, atualmente, não conseguem ser atingidas por estas criações tecnológicas.
O The Guardian, famoso jornal britânico, conversou com alguns especialistas no assunto para entender melhor sobre a possibilidade desses robôs se tornarem uma realidade no mundo atual. A pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab, Katie Darling, falou um pouco sobre esta questão.
“Os robôs podem ser usados como um complemento (como usaríamos um animal de estimação), não para substituir diretamente um relacionamento que é humano”, disse ela. Darling defende que os robôs não são projetados para substituir os humanos, assim como é mostrado no filme.
O jornal britânico ainda conversou com Ronny Bogani, advogado dos direitos das crianças, que defende a ideia de que esta criação, caso não seja bem desenvolvida e projetada, pode se tornar um perigo para os mais novos.
Além disto, tanto Darling quanto Bogani acreditam que os robôs não devem ter uma estética parecida com a dos humanos. Darling ainda explica que pode demorar alguns anos para que a inteligência artificial consiga chegar ao patamar que foi apresentado no filme.
Para quem ficou curioso para conhecer melhor a história de “M3GAN”, o filme de terror já está disponível em todos os cinemas brasileiros. Por conta do seu sucesso de crítica, faz-se interessante dar uma conferida no novo longa-metragem, caso você goste do assunto e do gênero.