Segredos do universo: laboratório mais profundo do mundo vai estudar matéria escura

A 2,4 mil metros de profundidade, o laboratório na China deseja desvendar os mistérios em torno da matéria que compõe a massa do planeta.

Um laboratório subterrâneo na China iniciou um trabalho surpreendente, ele vai tentar desvendar os segredos sobre a substância invisível conhecida como matéria escura.

O laboratório se chama Instalação de Pesquisas de Física de Fronteira da China para Experimentos de Física Profunda e Baixa Radiação (DURF).

DURF: o laboratório mais profundo do planeta

O local foi instalado sob a montanha Jinping, na prefeitura autônoma Yi de Liangshan, em Sichuan, e é considerado o mais extenso e profundo do planeta. A profundidade em que ele foi construído é um aspecto que deve auxiliar, e muito, na pesquisa.

O DURF está a 2,4 mil metros do solo e, por isso, consegue bloquear raios cósmicos que poderiam atrapalhar a observação da matéria escura.

O espaço abrigará também outras atividades e disciplinas, como física de partículas, astrofísica nuclear e ciências da vida. Entenda como é o local no vídeo abaixo:

Matéria escura? O que é isso?

China investe pesado para tentar desvendar os mistérios do cosmos – Foto: Internet/Reprodução

Se você chegou até aqui sem saber o que é, exatamente, matéria escura, vamos explicar do que se trata. É uma forma de composição hipotética que integra a maior parte da massa do universo.

Ela é chamada de escura, porque não emite, absorve, tampouco reflete luz. Isso faz dela uma matéria essencialmente invisível e indetectável por meios tradicionais de observação.

Se ela é invisível, você deve estar se perguntando: mas como os cientistas sabem que ela existe? A presença dela é detectada a partir de efeitos gravitacionais observados em galáxias e aglomerados de galáxias.

Acredite, ela é mais presente do que se imagina, e isso fica claro pela quantidade de matéria visível, como estrelas, planetas, satélites e gases em geral. Ela tem uma influência decisiva no cosmos.

Por mais que a ciência saiba da existência dela, ainda não se conhece tanto a natureza exata da matéria escura, e é nisso que os pesquisadores da China estão focados. Eles almejam entender melhor as propriedades de tal matéria.

você pode gostar também