Segredos da Disney: trauma na vida de Walt influenciou filmes do estúdio?

Descubra como tragédias pessoais influenciaram as histórias da Disney, moldando personagens icônicos e cenas memoráveis dos filmes.

Walt Disney, juntamente com seu irmão Roy Disney, construiu um colossal império do entretenimento que envolve gerações com suas histórias envolventes.

Personagens e animações memoráveis se destacam por ensinar valores como lealdade, coragem e honestidade.

A trajetória da Disney está repleta de histórias de encanto e magia; entretanto, abriga também um evento traumático que pode ter proporcionado a criação de cenas marcadas pela tragédia em vários de seus filmes.

Como os traumas de Walt Disney influenciaram seu gênio criativo? – Imagem: Reprodução

A recorrência de histórias sem figuras maternas

Se você é fã das histórias da Disney, provavelmente já notou que muitos personagens não têm uma figura materna. Algumas morrem ao longo da história, enquanto outras já estão mortas desde o início da trama.

Isso acontece, por exemplo, com a mãe da Bela, em ‘A Bela e a Fera’, ou com a mãe do Bambi, no filme homônimo.

Segundo a biografia oficial ‘How to Be Like Walt: Capturing the Disney Magic Every Day of Your Life’, esse padrão nas histórias está ligado à trágica morte da mãe de Walt Disney, Flora Call Disney.

A tragédia que abalou a família Disney

Walt Disney, juntamente com Roy, decidiu presentear seus pais com uma casa em Los Angeles, para comemorar o aniversário de 50 anos do casal.

Após a mudança, problemas com o sistema de aquecimento surgiram e, embora tenham se esforçado para consertá-lo, o erro trouxe graves consequências.

Em novembro de 1938, Flora e Elias Disney foram vítimas de intoxicação por monóxido de carbono devido a uma falha no conserto do aquecedor.

Elias sobreviveu, mas Flora, para a imensa tristeza dos irmãos Disney, morreu.

O impacto da perda na obra de Disney

A morte prematura de Flora causou um grande impacto emocional em Walt, que carregou uma forte sensação de culpa pelo acidente.

Esse trauma pode ter refletido em suas produções, marcadas repetidamente pela morte ou ausência de figuras maternas.

Walt Disney sempre evitou falar sobre esse incidente e, de acordo com o biógrafo Neil Gabler, respondia de forma evasiva quando questionado sobre o assunto.

Com isso, pode-se inferir que o luto por sua mãe teve grande reflexo em suas histórias, podendo configurar-se como uma forma subconsciente de lidar com a dor da perda.

Embora as tragédias das histórias da Disney possam parecer apenas um recurso dramático para envolver o público, a verdade pode envolver muito mais emoção do que imaginamos.

O legado da Disney sempre será lembrado por sua arte e criatividade. A tragédia pessoal que ele experimentou demonstra como a arte também pode ser um meio para lidar com a dor e o luto.

você pode gostar também