O segredo do PRIMEIRO easter egg dos games

Por se tratar de uma brincadeira, uma espécie de bônus, os easter-eggs são uma parte não essencial do produto, que é o jogo. Se você encontrar ótimo, mas se não, está tudo ok. Vamos ver a história do primeiro easter egg, no jogo ADVENTURE de 1979.

No filme Jogador Número 1 por exemplo, você não precisa reconhecer TODOS os personagens que aparecem para entender o enredo.

Não fique triste se você não entendeu todas as milhares de referências – e easter eggs – exibidas no filme, acredite, são muitas e muita coisa passa despercebida.

De acordo com a Forbes, a Atari não queria que seus programadores recebessem crédito pelos jogos que criaram: eles estavam preocupados que os desenvolvedores que criaram uma série de sucessos pudessem começar a pedir royalties ou até mesmo receberem propostas de outras empresas.

easter egg

Assim, nasce o primeiro Ovo de Páscoa no jogo: uma tela oculta que apenas informa aos jogadores quem criou o jogo. Pode parecer muito diferente dos segredos dos videogames de hoje, mas a tela oculta de Adventure é o primeiro easter egg conhecido. E é mesmo de onde vem o nome “Ovo de Páscoa”.

Jogador Número 1 e o easter egg em ADVENTURE

Como vemos no filme Jogador Número 1, para achar o easter egg no Adventure, que envolve encontrar um objeto aparentemente inútil, levá-lo para outra tela e ativá-lo em um pixel específico. Isso o levará a uma tela que informa que Adventure foi “Criado por Warren Robinett”.

Sim é apenas isso. Mas, novamente, isso era importante na época em que foi descoberto. A lenda diz que nove meses depois do lançamento do jogo, um jogador descobriu o segredo e escreveu para a Atari sobre isso. O gerente da Atari Steve Wright, em vez de ficar chateado com a descoberta, achou graça e comparou isso a “encontrar um ovo de Páscoa”. Este ainda é o termo que usamos hoje para conteúdo oculto em jogos.

A verdade é que, naquela era pré-internet ainda levaria anos para que esse ovo de Páscoa – ou mesmo a ideia de um ovo de Páscoa – fosse amplamente conhecido.

você pode gostar também