Se apaixona fácil? Faça o teste para descobrir se sofre com anuptofobia
Pessoas com essa condição não gostam de ficar solteiras, sempre acham que estão apaixonadas e se mantêm em relacionamentos desagradáveis.
Com o passar dos anos, a psicologia tem evoluído e identificado vários transtornos, alguns são mais comuns que outros, mas, ainda assim, até os mais leves interferem na vida dos pacientes.
Nós estamos falando da anuptofobia, que faz muitas pessoas se apaixonarem extremamente rápido. Indivíduos que passam por isso não conseguem tirar alguns momentos e aproveitar a solteirice com a própria companhia.
Na verdade, para eles, esse tipo de situação tende a ser a mais horrível de todas, então estão sempre em busca de um relacionamento.
Por isso, ficam presos nesse ciclo vicioso que é a paixão, e quando uma se acaba, encontram outra rapidamente e assim por diante.
Não é preciso muito tempo com o outro indivíduo para que uma pessoa com essa fobia se apaixone e afirme que encontrou o amor de sua vida.
Mas quando as coisas começam a ruir e desilusões amorosas surgem, tudo tende a ser mais doloroso, além de estar acompanhado de muita frustração e culpa, por pensar que o problema é a própria pessoa portadora de tal condição.
Isso contribui ainda para o desenvolvimento de vários outros problemas, como o apego ansioso.
Você se apaixona fácil?
Para descobrir se tem ou não essa característica, você pode fazer este teste, e a primeira coisa que identificar na imagem revelará um diagnóstico aproximado da sua condição.
O que você percebe nesta imagem primeiro: uma borboleta ou barcos? – Imagem: GenialGuru/Reprodução
Respostas do teste
Barcos
Naturalmente você é uma pessoa muito intuitiva, que confia em si e consegue ler as entrelinhas, o que, na maioria das vezes, fica escondido nas pessoas.
Além disso, você é alguém que não precisa ser validado pelos demais e que consegue se virar sozinho.
Porém, embora seja mais difícil de se apaixonar, às vezes deixa a porta do coração aberta, mas é necessário muito esforço para conseguir uma proeza como essa.
Borboleta
A decepção faz parte da sua vida, pois você se apaixona rápido demais, e, quando as coisas não dão certo como esperava, o mundo desaba.
Tenha cuidado com isso, busque um acompanhamento psicológico para que você aprenda a ter prazer na própria companhia, sem precisar depender de outros.
Não é errado conhecer pessoas novas, mas é preciso desenvolver uma conversa por mais tempo antes de acreditar que alguém é o amor da sua vida.
Lembrando que é extremamente importante conversar com um médico, profissional na área, psicólogo ou psiquiatra, para ter um diagnóstico certeiro.
Embora o teste possa ser informativo, é bom estar atento e evitar complicações ao consultar um especialista.
Com informações dos sites La Vanguardia e Psychology Today.