Entenda de uma vez por todas: se a água é transparente, por que o mar é azul?
Usando um pouquinho de ciência, você vai descobrir a resposta exata para esta pergunta.
Desde os primórdios da humanidade, tentamos responder a questões acerca do funcionamento do universo, desde o mais simples aos mais complexos eventos naturais.
Conseguimos responder a muitas perguntas, mas, ao mesmo tempo, as informações básicas acabam se perdendo para abrir caminho a questionamentos mais profundos e avançados.
Por isso mesmo, ainda existem perguntas como “Por que o mar é azul?”. Parece uma pergunta simples, mas já parou para pensar que a água é incolor? Então, como o mar é azul se sua água é transparente?
A física pode responder a essa pergunta! Na verdade, o renomado físico Isaac Newton auxiliou nessa resposta há séculos.
Por que o mar é azul?
Muitos podem pensar que essa é a cor natural da água dos oceanos, ou que seria o reflexo do céu na água. Mas ambos estão completamente errados. Na verdade, o motivo para a cor da água do mar, de rios e lagos ser, em geral, azul é por um fenômeno básico explicado pela física chamado “refração ou dispersão da luz”.
Para entender, é necessário primeiro saber o que é essa dispersão. Bom, o Sol envia diferentes energias para a Terra, ou seja, diferentes tipos de luz, sendo que a única percebida pelo olho humano são as cores contidas no espectro visível da luz.
Como isso ocorre no mar?
A luz do Sol na verdade é branca, que é uma energia policromática, ou seja, constituída por todas as cores. E, quando ela interage com qualquer meio, ela pode sofrer alterações na sua rota, na sua velocidade e no seu comprimento de onda (que distingue as cores). Além disso, ela é absorvida ou refletida.
Assim, a água dos oceanos, quando não está completamente suja ou com diversas outras partículas, atua como um filtro e absorve quase todo o espectro da luz, menos a cor azul ou violeta, que correspondem a ondas de comprimento mais longo e mais difíceis de serem absorvidas.
Porém, isso só ocorre mais próximo à superfície, pois, em ambientes mais profundos, a luz inteira é absorvida. Por isso, o fundo do mar é totalmente escuro.
Mas a água não é transparente?
Na verdade sim, porém, depende da quantidade de água a que estamos nos referindo. Por exemplo, um copo com água não tem quantidade suficiente para refratar e dispersar a luz significativamente, então ela simplesmente atravessa sem muito esforço.
Contudo, com massas enormes desse líquido, como ocorre nos mares, a dispersão se torna mais eficaz. Assim, podemos ver que a quantidade deve realmente ser alta, já que nem as piscinas são azuis, nem mesmo a parte mais rasa do mar, próximo à areia.
Além disso, pode haver outras cores nos oceanos, dependendo da composição de cada um e quais ondas de luz serão refletidas.