Saque-aniversário do FGTS pode ser CANCELADO; saiba mais

Mesmo com alta adesão ao programa, parece que ele está com os dias contados; entenda melhor

O desejo do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, de acabar com a modalidade do saque-aniversário do FGTS não é segredo para ninguém. Porém, a Caixa Econômica Federal apresentou uma estatística surpreendente que pode salvar esse benefício da extinção.

De acordo com as informações da Caixa, aproximadamente 32,7 milhões de pessoas escolheram fazer a contratação do saque-aniversário do FGTS.

Essa opção foi criada em 2019 e implementada em 2020 para quem decidir usar o valor de outra forma. A informação gerou um grande burburinho no geral, ainda mais com a possível decisão de encerrar o programa.

Foto: Freepik

Saque-aniversário é opção de acesso a dinheiro de forma mais rápida

Desse grupo, cerca de 16,9 milhões enfrentam uma situação complicada financeiramente, pois comprometeram parte de sua renda com empréstimos que utilizam o saque-aniversário como garantia. O montante total de empréstimos concedidos até agosto atingiu a impressionante marca de R$ 111,4 bilhões.

Portanto, os trabalhadores com carteira assinada não desejam o fim da modalidade saque-aniversário do FGTS. Até porque muitos conseguiram valores por meio desse formato de empréstimo.

Porém, o ministro do Trabalho segue em uma intensa campanha para trazer mudanças às regras dessa modalidade. Isso porque uma das preocupações mais recorrentes é a quantidade de pessoas que escolheram os empréstimos com o saque-aniversário como garantia.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, 70% das pessoas que buscaram empréstimos enquanto estavam no saque-aniversário do FGTS tinham histórico de negativação. Porém, outra questão que está em jogo é que o ministro do Trabalho está ciente de que, para eliminar tal modalidade, é preciso a aprovação do Congresso Nacional.

Atualmente, o saque-aniversário possibilita que, anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador saque uma parcela do saldo do FGTS. No caso de demissão, esse trabalhador pode sacar somente o valor correspondente à multa rescisória de 40% e não o saldo integral da conta.

Mas aqueles que optaram pelo saque-aniversário do FGTS podem, por meio do aplicativo do FGTS, solicitar o retorno à modalidade saque-rescisão, desde que não tenham contratado operações de antecipação. Porém, a mudança só vale a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.

você pode gostar também