São Paulo deve receber novo aeroporto em breve, diz ministro

Ministro Silvio Costa Filho anuncia plano para atender à crescente demanda de passageiros e cargas na região metropolitana.

Na última segunda-feira (26), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reiterou o compromisso do governo com a construção de um novo aeroporto na Grande São Paulo, durante uma entrevista ao programa ‘Macro em Pauta’.

A proposta visa enfrentar o aumento contínuo na demanda por transporte aéreo na região, prevendo que o novo terminal seja capaz de atender tanto o transporte de cargas quanto de passageiros.

Segundo Costa Filho, o novo aeroporto está planejado para ser construído em Cajamar, município localizado na região metropolitana de São Paulo.

Com as projeções do Ministério indicando um crescimento de até 135 milhões de passageiros no Brasil em até três anos, sendo 30% desse número representado pelo estado de São Paulo, a necessidade de um novo terminal torna-se evidente.

Projeto estratégico

Ministro Costa Filho – Imagem: Câmara dos Deputados/Reprodução

O ministro destacou que os atuais aeroportos de São Paulo, incluindo Congonhas, estarão operando no limite dentro de 8 a 10 anos.

Portanto, é crucial iniciar o planejamento e a construção do novo aeroporto com antecedência, levando em consideração o tempo necessário para a conclusão de uma infraestrutura desse porte.

Costa Filho salientou que o novo aeroporto será estrategicamente posicionado para atender não apenas o transporte de passageiros, mas o de cargas, devido à sua proximidade com rodovias e ferrovias.

Além disso, o foco em aviação executiva também será uma característica importante do novo terminal, buscando descentralizar as operações aéreas na região.

Embora não tenha fornecido detalhes específicos sobre a capacidade e o cronograma de construção, o ministério já solicitou estudos de viabilidade para o novo aeroporto de São Paulo, com expectativa de conclusão até o final do primeiro semestre.

Além do anúncio do novo aeroporto, o ministro revelou planos de investimento de R$ 2 bilhões para o Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, a serem realizados pela concessionária Aena.

Esses investimentos, programados para acontecer entre três e quatro anos, têm como objetivo principal aumentar a capacidade e aprimorar a infraestrutura e o acesso ao aeroporto, em um esforço conjunto para atender às crescentes demandas da região.

Com essas iniciativas, o governo federal e as autoridades responsáveis demonstram um compromisso firme em garantir uma infraestrutura aeroportuária moderna e eficiente para a Grande São Paulo, preparando-se para os desafios e oportunidades que o futuro reserva.

você pode gostar também