Saiba qual seria sua idade em outros planetas do Sistema Solar
Mudanças são ocasionadas pela translação dos planetas, que pode fazer com que o tempo passe de forma diferente da Terra.
Uma pessoa faz aniversário sempre que completa um novo ano de vida, ou seja, quando viveu os 365 dias que completam esse período. Esse tempo também significa que a Terra deu uma volta completa ao redor do Sol.
Mas ao que tudo indica, nos outros planetas do Sistema Solar, isso não funciona bem assim. Acredita-se que um ano pode mudar de acordo com as dimensões dos outros planetas no cosmos.
Neste sentido, a idade que cada pessoa tem também pode ser diferente. Essa ampla diversidade de órbitas e rotações de planetas pode fazer com que tudo mude — e muito.
Saiba qual idade você teria em outros planetas
Imagem: Deposiphotos/Reprodução
Aqui na Terra, nós sabemos que um dia possui 24 horas e um ano possui 365 dias (se não for bissexto, quando ele ganha mais um dia extra). No entanto, essa métrica muda bastante de acordo com o planeta.
Quer saber qual idade você teria em outros lugares? A gente te conta!
Mercúrio
Prepare-se para se surpreender: uma pessoa que nasceu em 1998 teria 25 anos aqui na Terra. No entanto, no planeta Mercúrio, onde cada ano possui apenas 87 dias terrestres, ela teria simplesmente 105 anos!
Marte
A translação em Marte é quase o dobro da Terra. Neste sentido, uma pessoa com 30 anos aqui estaria no ápice dos seus 15 aninhos por lá e teria vivido cerca de 10.637 dias terrestres.
Netuno
Em Netuno, nossa idade seria totalmente curiosa. Uma pessoa lá pelos seus 25 ou 30 anos não teria nem apagado a velinha de seu primeiro ano de vida. Isso porque um ano em Netuno equivale a 164 anos terrestres.
Vênus
Já em Vênus, a coisa seria simplesmente surreal. É que, por lá, demora mais para passar um dia do que para passar um ano!
Para ficar mais claro: a translação significa o deslocamento de um planeta ao redor do Sol, que resulta em anos. Uma translação é igual a um ano. Já a rotação está relacionada ao movimento desse planeta em torno do seu eixo próprio, que formam os dias. Assim, uma rotação é igual a um dia.
Enquanto um ano possui 225 dias terrestres, um dia em Vênus duraria 243 dias terrestres. Isso ocorre porque Venus gira mais rápido ao redor do Sol do que ao redor de si mesmo!
Entenda a lei determinante
As trajetórias dos planetas são elípticas — e não circulares, como muitos pensam. Isso foi estabelecido pelas “Leis de Kepler”, a partir dos estudos de Johannes Kepler e Tycho Brahe, dois astrônomos que foram fundamentais para explicar o movimento dos planetas e de outros fenômenos, como asteroides e cometas.
Por isso, o máximo que podemos ter de informação é uma equivalência. Mas, como você mesmo viu no exemplo anterior, em alguns casos, como o de Vênus, a equivalência chega a dar um nó em nosso cérebro de tão distante da nossa realidade.