Saiba quais são as principais diferenças entre Agojie e Dora Milage
Jénel Stevens, coreógrafa das lutas de 'The Woman King', explicou as diferenças entre os guerreiros Agojie e de Dora Milaje. Saiba mais!
Jénel Stevens, a coreógrafa das lutas de “The Woman King“, explicou as diferenças entre os guerreiros Agojie para os de Dora Milaje, de “Pantera Negra“. O épico conflito de espadas se passa em 1823. Tendo como sua protagonista General Nanisca, interpretada por Viola Davis, líder do Agojie, uma legião de guerreiras mulheres do Reino de Dahomey, localizado na África Ocidental.
A General serve o novo Rei Ghezo, comandando seu exército em busca da libertação de Dahomey de seu status tributário com o Império Oyo. O filme também é estrelado por Thuso Mbedu, sendo o recruta Nawi; Lashana Lynch, sendo a arrogante tenente Izogie; e Sheila Atim, como a companheira de longa data de Nanisca, a tenente Amenza.
A Marvel teve como inspiração a lenda dos guerreiros Agojie para a criação de Dora Milaje, a guarda real feminina que é encarregada de proteger o Pantera Negra. A multidão fictícia ressurgiu para o grande sucesso cinematográfico de 2018, “Pantera Negra”, estrelado por Chadwick Boseman, como o Pantera Negra, e Danai Gurira, de “The Walking Dead”, como a líder de Dora Milaje, a Okoye. Sendo assim, Dora Milaje deve retornar às telas em “Pantera Negra: Wakanda Forever”.
Stevens, antes de trabalhar em “The Woman King”, foi dublê em “Pantera Negra”, “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato” como Dora Milaje. A coreógrafa afirma que os movimentos de lutas eram bem diferentes, pois os guerreiros da Marvel foram descritos como tendo “mais giros, floridos e visualmente atraentes”, enquanto os Agojie são mais diretos e funcionais, pois, segundo ela, “não havia fantasia”, os movimentos eram projetados para matar outra pessoa.
Stvens mostra um bom entendimento do motivo para que Agojie e o Dora Milaje fossem recebidos com diferentes estilos e movimentos de luta, que é por causa de seu propósito de projeto. “Pantera Negra” é uma adaptação de uma história com origem de super-herói, sendo projetada para consumo em massa dos fãs da Marvel de qualquer idade.
Assim, o filme é passado no MCU, tendo um mundo fantástico, com cores brilhantes, heróis chamativos e histórias moralmente positivas. Sendo assim, os movimentos de Dora Milaje acabam refletindo nessa intenção.
No entanto, “The Woman King” é um conto que foi inspirado na história de guerreiros reais em um mundo não tão fantástico. Por mais que o filme também tenha o intuito de entreter, ele também mostra a forma realista de como as mulheres eram no século XIX.
Como os guerreiros da vida real eram notáveis pela ferocidade em batalha, as táticas, as armas e até mesmo o estilo de luta dos Agojie foram produzidos para serem historicamente precisos e eficientes.