Saiba o que é o metaverso e o que ele implica no mundo real

As pesquisas sobre a palavra estão caindo diariamente e alguns jornalistas acreditam que o interesse pelo metaverso poderá desaparecer logo

Após o Facebook ter alterado seu próprio nome para Meta em 2021, as pessoas começaram a desenvolver um interesse muito grande pelo metaverso, porém, as pesquisas sobre a palavra estão caindo diariamente, mas alguns jornalistas acreditam que esse interesse poderá desaparecer em pouco tempo.

Leia mais: No futuro, casais poderão criar bebês virtuais no metaverso

Outros acreditam que não, o interesse não desaparecerá, por existir muitos valores envolvidos nesses ‘‘mundos paralelos’’, inclusive, que tudo o que é dito sobre possível desaparecimento é puro achismo, visto que dizem que existem muitas pessoas comprando terrenos no metaverso e construindo casas.

Isso só confirma como as pessoas apostam nesse cenário e como ele ainda irá crescer exponencialmente no futuro, ainda mais com o mercado de venda de ativos digitais.

‘’Meta’’ quer dizer transcendente, isto é, aquilo que excede a natureza física das coisas. Já o termo ‘‘verso’’ é a redução da palavra universo, portanto, o metaverso seria o universo que excedeu as barreiras físicas do mundo palpável.

O que é o metaverso?

É importante ressaltar que não existe apenas um metaverso e sim, muitos! Cada jogo que use alguma tecnologia que imite uma realidade paralela ou virtual pode ser considerado um metaverso, por isso, existem regras, dinheiro, objetivos e personagens próprios.

A existência de tantos metaversos se dá porque ainda não existe uma forma de interoperar esses ‘‘universos paralelos’’, ou seja, os jogos não tem a capacidade de conversar entre si, portanto, cada jogo é um universo próprio e isolado. Tudo o que é feito dentro de um, não atinge o que é feito dentro de outro.

Por que o metaverso atrai tantas pessoas e por que é necessário tomar tanto cuidado?

Porque existe muitas pessoas especulando dentro dos metaversos, comprando terrenos dentro desses ambientes virtuais e adquirindo casas de todos os tipos e formas, utilizando a moeda virtual do jogo. Quanto mais perto de uma celebridade, mais valioso será aquele terreno, assim como na vida real.

Esses terrenos são vendidos por muito dinheiro, alguns por US$ 400 mil. No Decentraland, nenhum terreno sai por menos de R$ 60 mil ou 3 ethereum, que é a moeda utilizada para comprar dentro do jogo.

Portanto, caso alguém se passe por uma celebridade e você pague muito dinheiro para comprar um terreno próximo ao dessa pessoa, você será dono de uma propriedade altamente valorizada.

Porém, se depois de algum tempo você descobrir que essa celebridade é apenas uma fraude que queria superfaturar os terrenos em volta? Pois é, nessas circunstâncias, você terá perdido muito dinheiro e não haverá a quem recorrer.

Por esse motivo, é muito importante utilizar o metaverso com responsabilidade e antes de fazer qualquer investimento, pesquisar bastante, como se fosse na vida real.

você pode gostar também