Roubo de segredos comerciais da Boeing põe em risco a vida de astronautas
Recentemente, a empresa responsável pelo desenvolvimento de naves espaciais foi acusada de roubar segredos comerciais e comprometer a segurança de astronautas.
Na última quarta-feira (07), uma empresa do Colorado deu início a um processo contra a Boeing (BA.N). De acordo com a acusação da empresa, a gigante da indústria aeroespacial roubou segredos comerciais relacionados ao foguete Space Launch System, da NASA.
Gigante da indústria aeroespacial é processada por colocar a vida dos astronautas em risco
A empresa ainda aponta que a Boeing construiu componentes de segurança com falhas críticas que podem colocar em risco a vida de astronautas.
Em 2014, a Boeing, temendo a perda de bilhões de dólares referentes à receita da NASA, foi em busca de auxílio da Wilson Aerospace para acoplar motores com segurança à foguetes. As duas empresas trabalharam em conjunto até 2016.
No entanto, conforme o relato apresentado ao Tribunal Federal de Seattle, a Boeing interrompeu o trabalho da Wilson no projeto, mas ainda assim permaneceu utilizando a propriedade intelectual sem as instruções completas sobre como desenvolvê-lo ou instalá-lo.
Sendo assim, o processo aponta que a Boeing falhou ao adquirir as informações necessárias para garantir a segurança do projeto.
“A Boeing capturou bilhões de dólares em receita devido à violação dos segredos comerciais de Wilson” e deve entregar “todas as receitas e lucros que obteve como resultado”, apontou a denúncia.
Além disso, a Wilson ainda afirmou que a Boeing roubou segredos comerciais relativos às ferramentas de instalação de parafusos utilizados na aeronave 787 Dreamliner.
“Este processo está repleto de imprecisões e omissões”, apontou, em contrapartida, a Boeing, que possui sede em Arlington, Virgínia. A empresa ainda acrescentou: “Vamos nos defender vigorosamente contra isso na Justiça”.
Segundo a Boeing, o Sistema de Lançamento Espacial da NASA é o foguete mais poderoso já construído e é a “espinha dorsal para uma presença humana permanente no espaço profundo”. Esse pronunciamento destaca a importância do projeto voltado para as explorações espaciais.
A empresa Wilson Aerospace, sediada em Fort Collins, no estado do Colorado, e comandada por David Wilson e sua família, solicita uma indenização tripla por todas as acusações.