Roteiristas de Hollywood em greve: o que esperar das produções de TV?

A greve pode significar atrasos nas produções, roteiros mal-acabados e até mesmo cancelamentos.

Na última terça-feira, 2 de maio, Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, deu início a uma greve da categoria.

Com base nisso, é provável que, nos próximos dias, diversas produções anunciem seus cancelamentos, paralisações e interrupções como consequência da paralisação.

Disponibilizamos abaixo uma lista com todos os programas e séries que já esclareceram e compartilharam quais serão seus próximos passos, seja na manutenção, interrupção ou no cancelamento da produção, após a greve do WGA.

O futuro das séries

Foto: Naoseinada/ Reprodução

‘Cobra Kai’ (Netflix): roteiristas entraram em greve oficialmente, e a produção do último ano já foi interrompida.

‘Abbott Elementary’ (Star+): ao Democracy Now, a produtora da série Brittani Nichols declarou:

“Nós somos uma série que escreve os roteiros enquanto os episódios vão ao ar […]. Se a greve for duradoura, nossa série não vai sair a tempo e isso pode mudar a quantidade de episódios, o que eu tenho certeza que irá frustrar muito as pessoas.”

‘Yellowjackets’ (Paramount+): “tivemos exatamente um dia na sala dos roteiristas do terceiro ano de Yellowjackets. Foi incrível, criativamente revigorante e muito divertido, e estou muito animada para voltar assim que o #WGA conseguir um acordo justo”, explicou a cocriadora, Ashley Lyle, em seu Twitter.

‘Good Omens’: o criador Neil Gaiman, através do Twitter, revelou que a segunda temporada de “Good Omens” foi entregue e concluída:

“Estou no Writers Guild of America. Eu gostaria que isso não estivesse acontecendo e apoio absolutamente. Quando eu acordar amanhã, estarei em greve. (Para evitar as perguntas inevitáveis, ‘Good Omens’ [temporada] 2 foi concluída e entregue. Talvez eu não consiga promovê-la como esperava)”, declarou.

‘A Casa do Dragão’ (HBO): de acordo com informações, a segunda temporada da série já tem o seu roteiro concluído, e suas filmagens vão ocorrer normalmente, mesmo com a greve.

Talk shows e programas de variedades

Talk Show
Imagem: Reprodução/Free Pik

O The Wrap publicou uma reportagem revelando que alguns programas irão exibir reprises no lugar do ao vivo em respeito à paralisação, nada mudará até um novo aviso. São eles: Last Week Tonight with John Oliver, The Late Show with Stephen Colbert, Jimmy Kimmel Live, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers.

Já o Saturday Night, programa que iria ao ar neste sábado (6) e seria apresentado por Pete Davidson, foi cancelado.

Premiações

O queridinho do público e dos famosos, o Emmy por enquanto ainda não está em perigo. Entretanto, devido às circunstâncias, a TV Academy liberou as regras relacionadas ao envio de produções de canais de TV e streaming, o famoso FYC (“para sua consideração”).

No passado, o cancelamento da participação no FYC geraria uma multa bem grande, mas, de acordo com o THR, as empresas terão três opções: prosseguir com o combinado, fazer ajustes no painel e apresentar coisas diferentes ou cancelar a participação.

Entre as produções que estão no ar no momento, como os programas de variedade, serão exibidas reprises no lugar de episódios novos. Até agora, nenhuma produção foi cancelada.

Entenda a greve

Greve de roteiristas de Hollywood
Imagem: Edição/Alex Millauer

Na noite de segunda-feira, 1º de maio, o WGA emitiu um comunicado falando sobre a possibilidade da paralisação dos trabalhos. A nota dizia o seguinte:

“As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje.”

De acordo com os roteiristas, o processo se desenvolveu durante as negociações salariais da categoria e, entre as principais queixas do grupo, estão o não recebimento de remuneração com ajustes diante da inflação, a procura por séries de televisão com temporadas mais curtas e principalmente a falta de pagamento por ganhos extras.

A inteligência artificial também engloba uma das questões e motivos pela greve; acontece que os roteiristas pedem a regulamentação do uso de IAs nas produções, mas os sindicatos não concordam e dizem que ela não pode ser usada para escrever ou adaptar qualquer material.

Além disso, a WGA tem medo de que os estúdios produzam uma economia de pequenos empregos e que os profissionais da área e seu trabalho acabem em se tornando mais como “uma profissão freelancer”.

Atualmente, é bem comum ver roteiristas trabalhando em mais de uma série ou produção ao mesmo tempo. Entre os envolvidos nas negociações estão Apple, Netflix, Amazon, Disney, Warner Bros. Discovery, Sony, Paramount e NBC Universal.

você pode gostar também