Hollywood do futuro: roteiros de obras são escritos por IA; isso é bom ou ruim?
O uso dessa ferramenta pode ser um risco na desvalorização do trabalho humano por interesses econômicos.
Hollywood possui grandes produções em que o mundo sofre uma grande revolução tecnológica. Nesse contexto, os roteiristas que anteriormente escreveram essas histórias, hoje estão em luta para garantir que as máquinas não ocupem os seus lugares.
Entenda um pouco mais sobre a relação entre a inteligência artificial e os roteiristas de Hollywood.
Roteiros produzidos por IA
A inteligência artificial tem sido uma ferramenta utilizada em diversas áreas para a elaboração de trabalhos similares aos dos humanos. Um deles é a escrita de conteúdos diversificados, como os roteiros de filmes e séries.
Em alguns casos, os profissionais que desempenham essa função questionam os avanços tecnológicos e a valorização da mão de obra humana.
Sobre as discussões do sindicato
Um desses grupos que questionam a construção de textos por meio de tecnologia de inteligência artificial é o Sindicato dos Roteiristas da América. Isso porque os sindicalistas pedem que os estúdios não utilizem a inteligência artificial para a escrita de roteiros das séries e filmes.
No entanto, muitas produtoras utilizam essa forma de serviço para aumentar os lucros, principalmente das plataformas de streaming.
Essa discussão é uma das pautas da greve anunciada recentemente pelos roteiristas. Outro ponto abordado pelos profissionais presentes no sindicato é como esse uso ocorre em situações atuais.
Embora a principal preocupação seja a perda de qualidade e também a desvalorização dos profissionais, existe uma perspectiva otimista. Algumas pessoas afirmam que a inteligência artificial aumenta as possibilidades de criação, uma vez que elas podem ser boas aliadas para os bloqueios criativos.
Porém, o sindicato debate o fato que muitos desses estúdios reduzem o custo gerado pelas produções em pequenas ações. Por exemplo, o valor recebido por um roteirista para apresentar um “primeiro rascunho” é maior do que quando eles são contratados para avaliar o segundo.
Assim, os estúdios usam a IA para gerar os primeiros rascunhos e os roteiristas contratados apenas conferem. Na mesma perspectiva, eles destacam que os roteiros existentes não devem ser usados para desenvolver o sistema, por conta da possibilidade de roubo de conteúdo.