Robonautas: já ouviu falar? Cientistas estudam envio de robôs às explorações espaciais
Como aprimorar as viagens pelo universo? Mais uma vez, a tecnologia vem se mostrado como uma possível solução; entenda.
A questão das explorações no espaço são sempre sendo discutidas pelo meio científico, principalmente porque os astronautas são observados muito de perto. Agora, estudiosos estão observando problemas de saúde apresentados pelos astronautas, como atrofia muscular e perda óssea, após suas viagens espaciais.
Isso porque as viagens espaciais requerem o cultivo de alimentos e, nelas, são identificados inúmeros micróbios e bactérias advindos do espaço. Por isso, a praticidade que a tecnologia oferece com o uso de robôs nos estudos relacionados a outros planetas vem sendo cada vez mais explorada e fundamentada.
Nesse contexto, os chamados “robonautas” certamente poderiam ser muito úteis aos estudos e evitariam complicações graves para os astronautas. Eles poderiam funcionar como os pioneiros nas explorações, abrindo portas para os humanos de uma maneira prática e simples.
Robôs e descobertas científicas já são realidade
A NASA tem se utilizado da tecnologia para explorações há anos e, em comentários no livro publicado em março de 2022, em Harvard, é dito que 20 desses avanços espaciais poderiam ter sido feito por robôs.
Nas palavras da publicação, em uma tradução livre, o seguinte é afirmado:
“Vamos todos torcer por esses bravos pioneiros”, dizem, referindo-se aos astronautas, “ao percebermos que as descobertas científicas, a construção de grandes estruturas e as tecnologias espaciais das quais dependemos todos os dias podem ser realizadas por robôs em uma forma mais econômica e eficaz, sem risco à vida humana.”
Podendo servir de exemplo, tivemos o caso recente do robô Perseverance recolhendo tubos de amostras de Marte para estudo, além do Curiosity, que achou uma rocha pertencente a outro lugar do universo na superfície de Marte.
Talvez o objetivo da ciência com isso seja aprimorar os robonautas não para tirar os humanos de protagonismo, mas para criar uma experiência mais fácil para os estudos e por maior atenção e cuidado às questões de saúde humana.
A tendência é que a utilização de robôs na exploração espacial avance, considerando que sua utilidade realmente é atrativa. E os cientistas, por sua vez, parecem estar investindo bastante para possibilitar esse acontecimento.
Enfim, já pensou que em um futuro próximo as maiores descobertas do universo podem ser feitas por robôs ao nosso comando? Interessante, não é?