Robô da Nasa levará o nome das pessoas à Lua; envie o seu
Até o dia 15 de março, pessoas poderão mandar seus nomes para serem levados à Lua. O lançamento da rover deve ocorrer no final do ano.
Você pode não ir à Lua, mas o seu nome pode. Agora é possível enviar o próprio nome para lá, graças a um robô criado pela NASA.
Estamos falando do rover VIPER, cujo lançamento deve ocorrer no final deste ano, junto ao foguete Falcon Heavy, da SpaceX.
A agência espacial iniciou uma campanha de divulgação chamada “Send You Name with VIPER” (Envie seu nome com o VIPER). A ação pretende atrair as pessoas que gostariam de estar, de alguma forma, no satélite natural da Terra.
Para que isso aconteça, é muito simples, você precisa preencher um cadastro on-line com nome, sobrenome e PIN.
Em seguida, basta conferir o cartão virtual de embarque com a sua identificação. A NASA vai coletá-lo e enviá-lo para o rover.
Onde adquirir o bilhete?
Exemplo de bilhete com a identificação da pessoa divulgado pela agência espacial – Foto: NASA/Reprodução
Para configurar o bilhete, é só acessar o site “Send Your Name With VIPER” e, em seguida, inserir os dados solicitados até o dia 15 de março.
Essa não é a primeira vez que a NASA faz uma ação do tipo. Isso também aconteceu quando a espaçonave Orion foi lançada na missão Artemis I. Mais de 3 milhões de nomes foram enviados à órbita lunar.
Modelo do rover
Rover VIPER é a sigla em inglês para Volatiles Investigating Polar Exploration Rover. Ele será enviado para uma localização próxima da cratera Nobile, que fica no polo sul do astro.
A escolha desse local não ocorreu por acaso. Segundo o administrador associado da Nasa, Nicola Fox, existe um motivo para isso.
“Nossos nomes vão viajar enquanto o VIPER navega pelo terreno irregular do polo sul lunar e coleta dados valiosos, que vão nos ajudar a entender melhor a história da Lua e o ambiente para onde planejamos enviar os astronautas [do programa] Artemis”, diz ele.
A previsão é que o VIPER fique ativo na Lua por cerca de 100 dias, usando painéis solares e baterias para se manter em funcionamento. Ele é preparado para enfrentar temperaturas e condições extremas.
Espera-se, por exemplo, que o rover colete dados importantes sobre as características da crosta lunar, como gelo e outros recursos naturais.