Risco mortal: Entenda por que não escovar os dentes antes de dormir pode ser fatal
Você deveria adquirir o hábito de escovar os dentes antes de dormir. Entenda os motivos agora mesmo.
Uma prática comum entre a maioria das pessoas é escovar os dentes à noite. Porém, muitos negligenciam essa importante tarefa de higiene bucal antes de dormir. No entanto, novas descobertas alertam para os perigos associados a essa negligência.
Portanto, se você não cumpre com esse ato básico de saúde, está na hora de repensar seus passos. Isso porque a falta dessa higiene em específico pode trazer sérios problemas. A seguir, confira o que os estudos afirmam sobre o fato de não ter o hábito de escovar os dentes antes de dormir.
Foto: BBC/Reprodução
O que acontece se não escovar os dentes à noite?
Novas descobertas alertam para os perigos associados a essa negligência, incluindo um aumento significativo no risco de ataques cardíacos e derrames.
Recentemente, pesquisadores do Hospital Universitário de Osaka, no Japão, realizaram um estudo abrangendo 1.675 pacientes ao longo de 2 anos e 11 meses.
Esses indivíduos foram divididos em quatro grupos distintos: aqueles que escovavam os dentes tanto pela manhã quanto à noite; os que realizavam a higiene apenas pela manhã; aqueles que escovavam apenas à noite; e aqueles que nunca escovavam os dentes.
Estudos anteriores já haviam destacado a importância de escovar os dentes ao associar a prática à redução dos riscos de câncer e de doenças cardiovasculares, respiratórias e gastrointestinais. Agora, um novo alerta surge relacionando a falta de escovação a um aumento significativo de ocorrências de AVC e ataques cardíacos.
Dentre os indivíduos estudados que nunca escovavam os dentes e os que o faziam apenas pela manhã, houve um aumento na incidência desses problemas de saúde. No caso daqueles que negligenciavam a higiene bucal noturna, a proliferação de micro-organismos durante o sono é um fator-chave.
A proliferação, por sua vez, está diretamente relacionada à ocorrência de doenças periodontais, infecções na gengiva que são associadas a casos de AVC e infartos.
Por isso, essa conexão fortalece a hipótese de que pacientes que não escovam os dentes antes de dormir apresentam uma maior incidência de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, mesmo que realizem a escovação matinal.