Riot Games investe na educação gamer com projeto em universidades do Brasil
Com o objetivo de unir a paixão pelos jogos com o aprendizado acadêmico, a iniciativa promete transformar salas de aula em arenas de conhecimento
Atenção, gamers! Recentemente, a Riot Games e a startup AcadArena anunciaram um projeto em parceria. Com isso, as duas empresas pretendem promover encontros e interações com as comunidades gamers formadas dentro das universidades espalhadas em todo o Brasil.
O projeto pretende ampliar a conexão da Riot Games com os estudantes universitários. As ações incluem atividades contínuas, como disputa de torneios entre as principais organizações estudantis e a realização de um hackathon nos estúdios da Riot, profissionalização para os alunos que querem trabalhar na indústria.
Além disso, é claro, haverá as clássicas watchparties para a final do CBLOL, Valorant Champions, além do Worlds, que é o campeonato mundial de “League of Legends“.
O projeto também distribuirá, ao longo de todos os eventos, premiações in-games aos vencedores e brindes para todos os participantes. Mais de 200 atléticas já confirmaram sua presença na plataforma da AcadArena.
O Brasil todo vai poder se divertir jogando: USP, UFRJ, UFSC, UFS, UFG, entre outras, já são algumas das instituições confirmadas.
A primeira parte do projeto trata-se da Copa Aliança, um torneio realizado pela AcadArena que pode ser disputado em diferentes modalidades, são elas: “League of Legends” (LOL), “Teamfight Tactics” (TFT) e “Valorant”. As inscrições para essa primeira fase já estão abertas no site oficial da Copa Aliança.
O campeonato contará com uma etapa inicial de classificação em grupos para os jogos “League of Legends” (“LOL”) e “Valorant”. Os competidores mais bem colocados avançarão para a próxima fase, na qual serão organizados em grupos e seguirão para os playoffs até chegarem à emocionante grande final.
Quanto ao torneio de “Teamfight Tactics” (‘TFT”), será dividido em duas partes, com fases de grupos e eliminatórias. A tão aguardada decisão da Copa Aliança está programada para ocorrer no próximo dia 9 de dezembro.
Foto: Drops de Jogos/Reprodução
Diego Martinez, diretor-geral da Riot Games Brasil, em entrevista, falou um pouco sobre a parceria feita pela empresa com a AcadArena:
“A parceria é extremamente estratégica para nós porque permite aumentar a capilaridade das nossas ações para a comunidade no país. Queremos aprofundar nossa conexão com o jogador universitário onde ele estiver. Sem contar que ajuda a expandir o nível das competições universitárias”, afirmou.
Além da Copa Aliança, essa colaboração também fornecerá suporte aos estudantes universitários que estão engajados na organização de seus próprios torneios independentes, conhecidos como Inters.
Nesse modelo de evento, cada entidade é responsável por conceber seus próprios torneios, estabelecer as regras, escolher as modalidades e planejar o calendário, sendo sempre respaldada pelas empresas parceiras. Até o mês de novembro, estão programados mais de seis eventos relacionados aos jogos da Riot Games.
Além disso, serão promovidos eventos exclusivamente com foco na diversão, sem ênfase na competição, como os Aces, que são dedicados à integração e interação entre os grupos estudantis, incluindo atividades como watch parties e cerimônias de premiação especiais.
O incentivo aos alunos não se limitará aos eSports. Um hackathon está agendado para ocorrer na sede da Riot Games, durante a semana da grande final, envolvendo casos reais.
Nesse evento, desenvolvedores, designers e entusiastas do universo dos jogos terão a oportunidade de colaborar na concepção de soluções inovadoras, visando aprimorar a experiência dos jogadores e elevar os padrões de excelência.
O gerente-geral da AcadArena Brasil, Tomás Macul, fala sobre os impactos positivos que o projeto pode trazer para os universitários:
“Acreditamos que esta conexão trará impactos superpositivos aos alunos, seja através das experiências planejadas para aprimorar alguns fundamentos especiais, pelo reconhecimento de hábitos comportamentais que durante anos passavam despercebidos, à tão sonhada construção profissional no universo gamer, que para muitos materializa a realização de um sonho, por poder participar de atividades e dinâmicas em pleno campus impulsionadas pela Riot Games”, comenta.