Revelado por que o Lanterna Verde é considerado o PIOR herói da Liga da Justiça
Enquanto outros membros da equipe brilham, a figura do Lanterna Verde é encarada como um ponto fraco que põe em risco o sucesso das missões. Entenda!
A Liga da Justiça já coleciona milhares de aventuras e tramas, além de contar com a colaboração de diversos membros ao longo de sua grande história. Entretanto, na mais nova história em quadrinhos lançada pela DC, uma questão sobre um dos membros-fundadores do grupo é bastante debatida.
Seria o Lanterna Verde o pior herói da equipe? Calma, se esse for seu herói favorito, não precisa ficar nervoso(a), nós podemos lhe explicar o porquê de o super-herói ter ganhado esse rótulo no mais recente lançamento da empresa.
Acontece que, como muitos já sabem, o Cavaleiro Esmeralda provavelmente nasceu no planeta Terra, no entanto, ele possui diversas obrigações intergaláticas que acabam afastando-o do planeta natal com bastante frequência. Por esse motivo, Coast City, sua cidade natal, acaba se tornando um alvo extremamente fácil para supervilões atacarem.
É esse o questionamento levantado na nova história lançada pela DC, “Don’t Come to Central City”, em “The Flash #800”. A história é escrita por Jeremy Adams e Rob Leigh, enquanto toda a parte artística da nova HQ (desenho, pintura, cores, etc.) é desenvolvida por grandes nomes como Fernando Pasarin, Oclair Albert e Matt Herms.
O enredo tem início quando um bando de vilões está reunido e jogando poker em sua sede. Os criminosos começam a conversar sobre qual seria a melhor cidade do Universo DC para atacar, uma vez que cada herói protege uma cidade diferente.
Gotham, Metrópolis, Central City e Hub City, são cidades consideradas de início, mas, após poucos argumentos, são descartadas facilmente. Gotham e Metrópolis são as primeiras a serem descartadas, por razões variadas.
Depois de bastante debate entre eles, os vilões nomeiam Coast City, lar do Lanterna Verde, ou de Hal Jordan, como o alvo mais fácil por uma simples razão, o herói da cidade (Lanterna Verde) nunca está realmente lá para protegê-la.
Lanterna Verde não protege a própria cidade
Hal Jordan foi introduzido ao universo DC em “Showcase #22”, de 1959. Desde o início, Hal chamou Coast City de lar, mesmo quando precisava combater vilões em outras galáxias, e por isso ficava bastante tempo no espaço. O herói sempre retornava para a cidade quando estava de volta ao planeta Terra, isso porque sempre disse que se identificava com o lugar.
O ataque mais memorável e mais difícil que o herói enfrentou em Coast City ocorreu durante “Reign of the Supermen”, quando os vilões Mongul e o Superman Ciborgue destruíram a cidade.
O ataque inesperado acabou quebrando Hal Jordan e levou o herói a ser corrompido por Parallax, que o fez se voltar contra a Tropa dos Lanternas Verdes. No fim da história, Hal consegue se redimir com Coast City e vê sua cidade ser reconstruída.
Entretanto, todos nós sabemos que um herói que não consegue manter sua cidade segura é um verdadeiro fracasso. Então, apesar de Hal e outros Lanternas Verdes chamarem Coast City de lar, suas obrigações e deveres como membros da Tropa são maiores e muitas vezes consideradas até mais importantes do que manter a sua cidade segura.
Já presenciamos milhares de vezes, durante as histórias dos Lanternas Verdes, os heróis recebendo uma convocação dos Guardiões, por isso tinham que abandonar o que estivessem fazendo e ir imediatamente.
Em alguns casos, presenciamos o Lanterna Verde prestes a fazer algo heroico, mas então os Guardiões surgiam exatamente naquele momento e o herói tinha que fazer uma escolha: proteger a sua cidade ou salvaguardar todo o setor (ou mesmo a galáxia).
Essas decisões, e até mesmo momentos de tensões, entre as preocupações terrestres do Lanterna Verde e as intergalácticas, sempre estiveram na raiz de diversas histórias clássicas do Lanterna Verde.
Além disso, Coast City é frequentemente visitada pelos inimigos do Lanterna Verde, ou seja, a cidade possui inúmeras desvantagens por ostentar ser protegida por um herói da Liga da Justiça. Apesar de possuir um justiceiro residente, ela não é tão segura como Metrópolis ou Gotham.
Analisando essa situação, pode-se concluir que o Lanterna Verde é o único herói da Liga da Justiça que infelizmente torna a sua cidade natal mais perigosa, já que em muitos casos ele não está presente para protegê-la.
Ao que tudo indica, Coast City permanece tão indefesa quanto sempre foi, representando, dessa forma, uma enorme falha do grande Cavaleiro Esmeralda, o que o torna relativamente o pior herói da Liga da Justiça.
Mas e você? Qual é a sua opinião sobre o Lanterna Verde? Quem você considera como o pior herói do time? Conta para a gente aqui, nos comentários, queremos saber a sua opinião!