Revelado o filme que conquistou Quentin Tarantino (e que quase ninguém conhece)
Saiba finalmente qual foi o filme que conquistou o coração de Quentin Tarantino, famoso diretor aclamado na cultura pop.
Nos confins das memórias do cinema, há tesouros que aguardam pacientemente por sua vez de brilhar. Um desses tesouros emergiu do anonimato recentemente, arrebatando até mesmo o coração do cineasta Quentin Tarantino. Saiba qual é esse filme que conquistou um dos maiores diretores de cinema.
Saiba qual foi o filme que conquistou Tarantino
Foto: Miracle Films/Reprodução
Uma pérola cinematográfica outrora negligenciada, “Utu“, dirigida por Geoff Murphy, emergiu das sombras após um período de 35 anos para ser consagrada como um dos mais ilustres filmes, de acordo com as palavras de Quentin Tarantino.
O enredo, um conto emocionante da revolta dos maoris contra as forças inglesas durante o período de colonização da Nova Zelândia, finalmente recebeu a atenção merecida.
Quentin Tarantino, um respeitado nome no mundo cinematográfico e um verdadeiro apaixonado pela sétima arte, compartilhou sua reverência ao filme.
Em uma entrevista datada de 2015, enquanto promovia o seu próprio projeto “Os Oito Odiados”, ele fez questão de ressaltar que “Utu” é, sem a menor sombra de dúvida, o pináculo do cinema neozelandês de todos os tempos.
O enredo transporta a audiência para meados da década de 1870, apresentando a jornada de Te Wheke, interpretado magistralmente por Anzac Wallace, um valente guerreiro que anseia por vingança, visto que sua tribo foi alvo de um massacre impiedoso perpetrado pelas tropas britânicas.
A narrativa, frequentemente comparada a um clássico western maori, é entrelaçada com os eventos históricos que a inspiraram.
A despeito da ausência de estrelas de Hollywood no elenco, “Utu” cativou a crítica especializada durante os anos 1980, obtendo uma aprovação expressiva de 80% da audiência no Rotten Tomatoes.
Além disso, o filme teve a honra de ser apresentado no prestigioso Festival de Cinema de Cannes em 1983, um fato que impulsionou a carreira do diretor Geoff Murphy em direção às luzes brilhantes de Hollywood. Suas contribuições subsequentemente abrangeram produções de grande renome, como “Os Últimos Foras-da-Lei” e “A Fortaleza 2”.