Renomado cineasta japonês desiste da aposentadoria e retorna com novo filme

Hayao Miyazaki surpreende o mundo ao anunciar seu retorno à indústria cinematográfica, abandonando sua aposentadoria. Veja qual é o novo filme do diretor.

Ao que parece, “The Boy and the Heron” não será de fato o último filme de Hayao Miyazaki, o popular diretor e animador do Studio Ghibli, conhecido por obras memoráveis como “A Viagem de Chihiro” e “Meu Amigo Totoro”.

Em entrevista para o jornal francês Libération, o produtor Toshio Suzuki, colaborador de longa data de Miyazaki em todos os seus filmes de animação, declarou que o diretor já está contemplando seu próximo projeto.

“Eu já desisti (de fazê-lo se aposentar), mesmo que ele faça um filme fracassado. Na vida, só o trabalho o encanta”, disse.

Na coletiva, Suzuki afirmou que “The Boy and The Heron” definitivamente não será o último filme de Miyazaki, apesar de rumores anteriores, feitos durante campanha de divulgação e antes da estreia do filme, sugerirem o contrário.

Isso foi reforçado quando o vice-presidente do Studio Ghibli declarou durante a primeira exibição do filme fora do Japão, no Festival de Toronto, que Miyazaki não planejava se aposentar.

Sabe-se pouco sobre “The Boy and the Heron”. O filme é inspirado no livro favorito de Miyazaki, um romance para jovens adultos de mesmo nome, escrito por Genzaburo Yoshino.

No entanto, ao contrário do livro de 1937, que é um drama realista, o filme terá elementos de fantasia. Na verdade, ao que parece, a obra de Yoshino será uma história que existe dentro do universo de “The Boy and the Heron”.

Antes do lançamento no Japão, nenhuma imagem do filme havia sido divulgada, com exceção de um pôster, muito menos o trailer. Agora, com a exibição do filme em festivais como o TIFF, algumas imagens foram reveladas, e o primeiro trailer da produção também.

Imagem: Studio Ghibli/Reprodução

Até então, o último filme do diretor e cofundador do Studio Ghibli era “Vidas ao Vento”, lançado em 2013. Desde então, Miyazaki estava aposentado. Ele voltou à ativa para fazer “The Boy and the Heron” (anteriormente conhecido como “How Do You Live”, tradução literal do título japonês) e afirmou que esse seria seu projeto final.

No entanto, é importante notar que Miyazaki também fez uma declaração semelhante antes de “Vidas ao Vento”, então só o tempo dirá se ele vai realmente se aposentar desta vez.

“The Boy and the Heron” fez sua estreia no Japão em 14 de julho, recebendo elogios do público local, que o descreveu como uma obra com a marca do Studio Ghibli e a ousadia de David Lynch.

“The Boy and the Heron” foi caracterizado como um filme que Hayao Miyazaki está dedicando ao seu neto, como se ele estivesse dizendo: “Seu avô logo partirá para o próximo mundo, mas está deixando este filme como legado”.

Hayao Miyazaki, considerado por muitos o maior diretor de animações de todos os tempos, é a mente por trás de inúmeros clássicos, incluindo “A Viagem de Chihiro”, “Meu Amigo Totoro”, “O Serviço de Entregas da Kiki”, e “Princesa Mononoke”, além de vários outros títulos memoráveis do Studio Ghibli.

Até o momento, não foi anunciada uma data de estreia para o filme em outros mercados, incluindo o Brasil.

você pode gostar também