Remakes de Hollywood feitos por turcos que você precisa assistir

O cinema turco, atualmente, vem se destacando significativamente. Porém, nem sempre foi assim

Em termos de produção cinematográfica, a Turquia partilhou a mesma sorte de muitos dos cinemas nacionais do século XX. A sua produção cinematográfica não foi contínua até à década de 1950, e o mercado de filmes em geral foi dominado por um pequeno número de grandes empresas de importação que lutaram pela dominação do mercado nos mais populosos e rentáveis centros urbanos, como Istambul e Izmir.

Leia mais: TOP 7 Teorias da Conspiração Modernas

As salas de cinema raramente exibiam projeções locais, a maior parte da programação consistia de filmes das mais fortes indústrias do ocidente, em especial a dos Estados Unidos, França, Itália e Alemanha.

Tentativas de produção de filmes turcos só aconteceram após apoio desses importadores, que possuíam forte sistema de distribuição e cadeias de salas de cinemas, que lhes garantiam um retorno do investimento. Nesse sentido, vamos rever algumas das mais famosas cópias turcas de sucessos de outros países.

DÜNYAYI KURTARAN ADAM (1982)

Até hoje, Dünyayi Kurtaran Adam é considerado um dos piores filmes comerciais da história, mas também um filme cult. O enredo do filme consiste em dois pilotos batendo suas naves em um planeta deserto, onde um feiticeiro diabólico busca o poder supremo para dominar o mundo.

Como você pode ver a semelhança com a saga de Lucas é mínima, apesar de se desenvolver no espaço, embora constantemente vemos batalhas de ‘starfighters’ ao longo de suas filmagens.

SÜPERMEN DÖNÜYOR (1979)

Inspirado em um dos personagens mais populares dos quadrinhos da DC, o filme se tornou um sucesso mundial. Assim, os turcos rapidamente correram para fazer sua própria versão do longa-metragem da Warner Bros.

Süpermen Sönüyor, sem dúvidas, é um filme com desenvolvimento muito desajeitado, cheio de momentos ridículos e que qualquer fã do cinema pobre deve ver pelo menos uma vez em sua vida.

SEYTAN (1974)

Se “O Exorcista” deu origem a vários filmes que tentaram imitar seu estilo e seu tema, como “O Visitante do além” ou “Poder maligno” — e, até mesmo, paródias como “Reposeída” — Seytan é o plágio mais vergonhoso de todos aqueles que podem ser encontrados no cinema.

Um filme com um orçamento muito ruim, que visto hoje pode se tornar uma comédia épica e involuntária, apesar do fato de que as intenções do diretor eram o oposto. Um filme que ostenta uma fotografia queimada e granuda, maquiagem de carnaval, performances escolares e conjuntos de papelão.

você pode gostar também